Galáxias e Matéria Escura: Uma conexão íntima

Fabio Iocco

As galáxias são aglomerados de estrelas unidas pela gravidade e são de importância fundamental para inferir a existência de novos tipos de partículas pesadas e cegas: elas sentem e exercem a gravidade, mas não emitem nem absorvem luz. Essas novas partículas, que não são previstas dentro do Modelo Padrão de Física de Partículas, influenciam a evolução do Universo e a formação de estruturas astrofísicas como as galáxias. Este Papos tratará desta profunda conexão entre as Galáxias e a Matéria Escura, e como isso nos ajuda a desvendar novas propriedades da natureza do Universo, usando alguns dos maiores objetos que conhecemos para explorar a profundidade das menores partículas.

O evento é gratuito. Participe!
* o Tubaína Bar não faz reserva e está sujeito à lotação.

Visualizar o cartaz desta edição.

Sobre o palestrante

Fabio Iocco é especialista em física de astropartículas e matéria escura, pesquisador do ICTP-SAIFR e professor na Università di Napoli “Federico II” . É autor de artigo da revista Nature Physics que apresenta evidência para a existência de matéria escura entre o Sistema Solar e o centro da Via Láctea. O artigo foi apontado pelo Nature Index como um dos cinco mais importantes produzidos por pesquisadores da Unesp em 2015.

Quando: 8 de Agosto de 2019, quinta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: O evento será no Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74)

Sobre

Papos de Física é um evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR e surge como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível a qualquer público.

Próximas Edições

Faça o download do cartaz semestral aqui

  • 12 de setembro, 2019 – Eduardo Serra Cypriano (IAG-USP) – Desafios da cosmologia observacional
  • 3 de outubro, 2019 – Ilana Wainer (IO-USP) –  Efeitos climáticos do oceano
  •  7 de novembro, 2019 – Daniel Stariolo (UFF) – Sistemas complexos: o olhar da Física

Edições Anteriores