Pascual Jordan

O físico alemão Pascual Jordan (1902–1980) teve papel decisivo na formulação matematicamente precisa da mecânica matricial, a primeira versão completa da teoria da mecânica quântica, desenvolvida em 1925 por ele, Max Born e Werner Heisenberg.

Nos anos seguintes, Jordan continuou investigando os fundamentos da teoria quântica. Em 1926, com Max Born e o físico sueco Oskar Klein (1894-1977), Jordan propôs a primeira descrição quântica do campo eletromagnético. Esse trabalho foi uma contribuição pioneira para o surgimento das chamadas teorias quânticas de campos, posteriormente desenvolvidas por Paul Dirac e outros físicos para descrever o comportamento das partículas elementares.

Mais tarde, em colaboração com os físicos-matemáticos húngaros John von Neumann (1903-1957) e Eugene Wigner (1902-1995), Jordan desenvolveu um novo tipo de estrutura matemática, na tentativa de reformular os fundamentos da mecânica quântica. Embora tenham concluído que as chamadas álgebras de Jordan não descrevem a teoria quântica padrão de forma completa, essas estruturas encontraram aplicações relevantes em diversas áreas da física e da matemática.

Em 1933, Jordan se filiou ao Partido Nazista. Mesmo afirmando continuar a apoiar seus colegas judeus, sua posição política contraditória prejudicou sua reputação durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Reportagem: Igor Zolnerkevic (ICTP-SAIFR);
Revisão: Ana Luiza Serio (ICTP-SAIFR), Larissa Takeda (ICTP-SAIFR);
Consultoria Científica: Gustavo Wiederhecker (UNICAMP), Marcelo Terra Cunha (UNICAMP);
Edição: Victoria Barel (ICTP-SAIFR).

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

COMPARTILHE!

logos