Richard Feynman

O físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988) foi um dos principais responsáveis pela formulação moderna da eletrodinâmica quântica — a teoria que combina a mecânica quântica e a teoria da relatividade especial para descrever como a luz e a matéria interagem. Juntamente com o norte-americano Julian Schwinger (1918-1994) e o japonês Sin-Itiro Tomonaga (1906-1979), Feynman recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1965 por essa contribuição.

Desde os anos 1920, a teoria da eletrodinâmica quântica, como formulada por Paul Dirac e outros físicos, sofria de uma grande dificuldade. Os cálculos de interações entre partículas frequentemente levavam a valores infinitos, tornando a teoria incapaz de realizar previsões. Trabalhando de maneira independente, Feynman, Schwinger e Tomonaga descobriram técnicas semelhantes que permitiram realizar esses cálculos com precisão. A contribuição de Feynman se destacou pelo uso de gráficos representando as interações das partículas, hoje conhecidos como diagramas de Feynman e utilizados amplamente pelos físicos. Depois disso, a eletrodinâmica quântica se tornou a teoria mais precisa da física. 

Feynman colaborou na explicação de vários outros problemas da física, como a superfluidez do hélio líquido e a estrutura interna dos hádrons — as partículas como os prótons e nêutrons. Além disso, suas ideias foram precursoras de novas áreas da ciência como a nanotecnologia e a computação quântica.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Feynman teve papel importante no Projeto Manhattan, que resultou na construção da primeira bomba atômica. Entre 1951 e 1952, esteve no Brasil, dando aulas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. Em 1986, ganhou reconhecimento público ao participar da comissão que investigou o desastre do ônibus espacial Challenger.

Reportagem: Igor Zolnerkevic (ICTP-SAIFR);
Revisão: Ana Luiza Serio (ICTP-SAIFR), Larissa Takeda (ICTP-SAIFR);
Consultoria Científica: Gustavo Wiederhecker (UNICAMP), Marcelo Terra Cunha (UNICAMP);
Edição: Victoria Barel (ICTP-SAIFR).

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

COMPARTILHE!

logos