Link de zoom

https://zoom.us/join

ID da reunião: 827 4721 9567
Senha de acesso: 567373

 

Seguindo o formato de clubes de livro, o projeto Sci-SAIFR convida cientistas a escolherem um livro para debater, com a participação do público, campos da física que perpassam suas narrativas.

Clique aqui para se inscrever

18 de Novembro de 2021 – Caos e gravidade em O problema dos três corpos (SUMA das letras, 2016) com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

Para abrir a programação, o cientista convidado é o Pedro Vieira, físico teórico do ICTP-SAIFR e do Perimenter Institute (Canadá), que pesquisa Teoria de Campos. O livro escolhido pelo prof. Vieira é “O problema dos três corpos” (SUMA das letras, 2016), ficção científica escrita por Cixin Liu, e que servirá de base para que o pesquisador apresente conceitos como caos e gravidade.

No universo do livro, os habitantes da Terra aguardam a invasão de uma civilização alienígena, cujo planeta está localizado em um sistema estelar próximo, composto por três sóis orbitando uns aos outros em um sistema instável de três corpos. O desafortunado planeta passa constantemente entre essas três estrelas, sofrendo ondas extremas de calor e frio, bem como a repetida destruição de sua civilização inteligente. O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo. Uma clássica história de ficção científica, no melhor estilo Arthur C. Clarke.

Pedro Vieira é professor em conjunto no Perimeter Institute (Canadá) e no ICTP-SAIFR/IFT-UNESP. Trabalha com Teoria de Campos e recebeu diversos prêmios por sua pesquisa, incluindo a Medalha Gribov em 2015, o Prêmio Sackler em 2018, e o Prêmio New Horizons em 2019