Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! O programa de divulgação científica Física em Casa, entra em seu terceiro ano com apresentações mensais, às 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

[apresentação cancelada por motivo de saúde – nova data em breve] – “O Prêmio Nobel de Física de 2022: Emaranhamento quântico” com Gabriela Barreto Lemos (UFRJ)

Na apresentação a professora Gabriela Lemos irá conversar sobre as pesquisas em Mecânica Quântica que receberam o Prẽmio Nobel de Física de 2022. A professora irá apresentar o conceito de emaranhamento quântico e os principais experimentos realizados por Alain Aspect, John Clauster e Anton Zellinger, laureados pela premiação.

Falaremos principalmente de como o emaranhamento quântico refutou a teoria de “variáveis ocultas locais”, proposta por Einstein, Podolsky e Rosen que acreditavam seriam os elementos para tornar a mecânica quântica uma “teoria completa”. Além disso, discutiremos algumas implicações importantes desses resultados não somente para a mecânica quântica, mas para a ciência e epistemologia em geral. 

Gabriela Barreto Lemos é professora no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Bacharelado e Mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004 e 2006). Obteve doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), tendo feito um doutorado sanduíche no Center for Non-linear and Complex Systems na Itália (2009). Fez pós-doutorado no Laboratório de Ótica Quântica na Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2012). Foi pós-doutoranda Senior e VCQ Fellow, trabalhando no grupo do Anton Zeilinger no Institute for Quantum Optics and Quantum Information (Áustria) de 2012 a 2016. Desde 2021 é membra afiliada eleita da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na física teórica e experimental, com ênfase em Optica Quântica e Informação Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas quânticos de geração de imagens, fundamentos da mecânica quântica, decoerência, e emaranhamento. Também faz pesquisa em ensino de física, com ênfase na promoção de equidade e diversidade na física.

Clique no vídeo para assistir a apresentação pelo Youtube.

 

Clique aqui para ver as edições anteriores do Física em casa de 2020 e 2021

Edições anteriores 2022

31 de março – “O que as antipartículas podem contar sobre nossa existência” com Leandro Salazar de Paula (IF-UFRJ) – Assista aqui.

28 de abril – “Molha ou não molha?” com Carolina Brito (UFRGS)