O ICTP-SAIFR organiza diversas atividades gratuitas voltadas para estudantes do ensino médio. Acesse os links abaixo para obter mais informações:

Minicursos ICTP-SAIFR para Estudantes do Ensino Médio: minicursos ministrados por professores universitários (IFT, Perimeter Institute, UFABC, UNICAMP) nas manhãs de sábado: das 10h às 13h. Temas abordados: relatividade especial e geral, mecânica quântica, física de partículas, cosmologia, astrofísica, ondas, entre outros. Os encontros acontecem no auditório do IFT, na cidade de São Paulo com transmissão on-line.

Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos: uma semana intensiva de projetos e aulas para estudantes talentosos do ensino médio.

Curso de Inverno ICTP-SAIFR para Jovens Físicos: semana de imersão no mundo da física no mês julho com minicursos e sessões de discussão de problemas para estudantes do ensino médio.

Oficina ICTP-SAIFR para Jovens Físicos : evento intensivo de dois dias sobre tema específico com minicurso, atividades práticas e computacionais, palestras e mesa-redonda.

Módulos de Aulas ICTP-SAIFR para Estudantes do Ensino Médio: módulos de aulas específicos ministrados em diferentes dias e horários. Os módulos costumam ser mais longos que os minicursos e envolvem resolução de listas de exercícios, atividades colaborativas e experimentos.

ICTP-SAIFR Jogos de Física: evento lúdico e interativo onde um cientista faz uma rápida palestra, seguida por  jogo de perguntas e respostas com a participação de estudantes do ensino fundamental II.

Programa ICTP-SAIFR para Jovens Cientistas: projeto de iniciação à ciência onde estudantes do ensino médio trabalham ao longo de um ou dois semestres sob a orientação de estudantes de doutorado.

Programa ICTP-SAIFR de Introdução à Física para Participação em Olimpíadas: programa cuja finalidade é preparar estudantes para provas olímpicas.

Inspirando Novas Gerações Para a Física: mesa redonda com pesquisadores de renome com o objetivo de aproximar o cotidiano acadêmico do físico com estudantes de ensino médio.

Físicos na Escola: atividade onde o ICTP-SAIFR leva um físico ou física a escolas com o intuito de falar sobre sua profissão e rotina de trabalho.

Em caso de dúvidas, escreva para lucas.david@ictp-saifr.org