21 de junho de 2024 – Raios em tempestades: muito além da eletricidade – Rachel Albrecht (IAG – USP)

O ditado popular afirma que “dois raios não caem no mesmo lugar”. Para debater se essas e outras afirmações do senso comum estão corretas, o ICTP-SAIFR realiza no dia 21 de junho (sexta-feira), a partir das 19h30, mais um Papos de Física, série de eventos descontraídos que acontecem na Cervejaria Nacional, na cidade de São Paulo. A convidada é a meteorologista Rachel Albrecht, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. A entrada é gratuita.

A partir de imagens e sons comuns de tempestades, a exemplo de raios, relâmpagos e trovões, a professora buscará responder a perguntas do tipo: como uma tempestade é capaz de formar um raio? Onde há mais raios no mundo? O que é gerado em uma tempestade e é ainda mais rápido que um raio? A ideia é revelar que um raio é mais do que apenas eletricidade, irradiando energia através de todo o espectro eletromagnético.

Rachel Albrecht liderou e participou, nos últimos 20 anos, de experimentos de campo no Brasil para investigar a microfísica das nuvens e precipitação, a física dos raios e a variabilidade das tempestades. Está envolvida em atividades de pesquisa da Nasa, da Organização Meteorológica Mundial e da Associação Internacional de Meteorologia e Ciências Atmosféricas. Antes de se juntar ao corpo docente da USP, foi pesquisadora da Universidade de Maryland (EUA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Quando: 21 de junho de 2024, sexta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: Cervejaria Nacional (Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros – São Paulo/SP)

Fotos: em breve

Edições Anteriores

Outras palestras de divulgação