O ICTP-SAIFR organiza diversas atividades gratuitas voltadas para professores e estudantes do ensino médio. Acesse os links abaixo para obter mais informações:

Professores de Ensino Médio: As atividades para professores do ensino médio apresentam conteúdos de Física Moderna e Contemporânea de uma forma simples e didática, para que possam ser trabalhados em salas de aula. Estas atividades são baseadas no material didático desenvolvido pelo mundialmente reconhecido Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e foram traduzidas e adaptadas pelo ICTP-SAIFR. São apresentados temas como Física de Partículas, Astrofísica, Evolução do Universo e Buracos Negros. Atualmente estas atividades estão acontecendo de forma on-line, em português e espanhol.

Estudantes de Ensino Médio: O ICTP-SAIFR oferece oportunidades de aprofundamento em física para estudantes do ensino médio. Nas manhãs de sábado, professores universitários ministram minicursos sobre temas como mecânica quântica, física de partículas, relatividade, astrofísica e cosmologia. Nos sábados à tarde e durante outros dias da semana, há módulos de aulas conduzidos por professores do ensino médio, onde são abordados temas como cálculo diferencial e integral, matéria escura, evolução estelar, eletromagnetismo, entre outros. O ICTP-SAIFR também promove anualmente a Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos, uma semana intensiva de estudos para alunos e alunas que possuem desempenho escolar excelente.

Traduções de Material para a Sala de Aula: traduções para português e espanhol de material didático produzido pelo Perimeter Institute for Theoretical Physics e pelo LIGO.