O programa “Ciência em Diálogo”, uma parceria entre o ICTP-SAIFR e o Instituto Moreira Salles, está de volta em 2021! O principal objetivo do programa é aproximar o público geral de temas relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento. Nesse momento os encontros serão transmissões on-line, no canal SAIFR Divulga!

Para este semestre uma programação especial propõe o diálogo entre a Física com os  super-heróis. Confira a programação e participe!

 

  • Quarta-feira, 01 de dezembro – 19h – Assista aqui!

Neste diálogo, uma escritora e um físico falarão sobre características dos super-heróis que os tornam tão presentes nos filmes, séries e livros. 

O que faz de um super-herói um super? Por que são tão importantes hoje? Vamos conversar sobre a figura do super-herói como arquétipo moderno, suas adaptações para as telas e como se tornaram imagens cada vez mais persistentes no nosso imaginário cultural. 

Os palestrantes também discutirão as adaptações dessas histórias para as telas e quais aspectos científicos poderiam ser explorados em filmes de super-heróis e de fantasia. 

Otaviano Helene é professor no Instituo de Física da USP desde 1977 e autor de vários trabalhos de divulgação científica e de alguns livros sobre o mesmo assunto.

Cláudia Fusco é jornalista, escritora e  mestre em Science Fiction Studies pela Universidade de Liverpool.

moderador – Rogério Rosenfeld  é vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e  ex-presidente da Sociedade Brasileira de Física. Trabalha nas áreas de cosmologia e física das partículas.

Clique no vídeo para salvar um lembrete e assistir a apresentação.

EDIÇÕES ANTERIORES de CIÊNCIA EM DIÁLOGO: FÍSICA E ARTE