Seguindo o formato de clubes de livro, o projeto Sci-SAIFR convida cientistas a escolherem um livro ou uma série para debater, com a participação do público, campos da ciência que perpassam suas narrativas.

Inscrições aqui

17 de junho de 2026 – Clube Sci-SAIFR: livros e séries “Os Físicos”, com Maria Beatriz Fagundes (UFABC)

O Clube Sci-SAIFR: livros e séries realiza, no dia 17 de junho, às 19h30, mais uma edição. Desta vez, o encontro discutirá a peça Os Físicos (The Physicists), do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt, considerada uma das obras mais marcantes do teatro europeu do século XX. A atividade será realizada online, via Zoom, e contará com a participação da professora Maria Beatriz Fagundes (UFABC).

Escrita em 1961, em meio às tensões da Guerra Fria e ao avanço das tecnologias nucleares, a peça mistura humor ácido, suspense e tragédia para refletir sobre os limites éticos da ciência e os riscos associados ao conhecimento científico. A trama se passa no sanatório Les Cerisiers, onde vivem três físicos aparentemente insanos: um acredita ser Isaac Newton, outro afirma ser Albert Einstein e o terceiro, Johann Wilhelm Möbius, diz receber visitas do rei Salomão. À medida que a narrativa avança, porém, torna-se claro que nada é o que parece.

A obra aborda temas como responsabilidade científica, poder político, manipulação do conhecimento e os impactos das descobertas tecnológicas sobre a humanidade, questões que permanecem atuais. Com estrutura marcada por reviravoltas, ironia e crítica social, Os Físicos tornou-se um clássico do teatro moderno e segue sendo amplamente encenado e estudado em diversos países.

O debate contará com a participação da professora Maria Beatriz Fagundes, especialista em ensino de Física e formação de professores. Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em Ensino de Ciências pela USP e doutorado em Educação, com especialização em Ensino de Física, pela Freie Universität Berlin, na Alemanha.

 

Edições anteriores

Emergência Radioativa, com Elisabeth Mateus Yoshimura (IFUSP)

Darwin vai ao cinema com Glauco Machado (IB-USP)

Mecânica quântica para jovens sonhadores com Alberto Reis

Neutrinos solares e o método científico com Pedro Cunha de Holanda

Gigantes da Física com Ana Cecília Soja (IFF)

A vida de Galileu Galilei com Leonardo Crochik

Os diários de viagem de Albert Einstein: América do Sul, 1925 com Ze’ev Rosenkranz e Rogerio Rosenfeld

Astrobiologia em seis lições com Bruno Dias Nascimento

Despertar com Henrique Silva (UFSC)

A decodificadora com Gabriela Lemos (IF-UFRJ)

Devoradores de estrelas com Marcelo Munhoz (IFUSP)

Quando deixamos de entender o mundo com Luana Pedroza (IFUSP) e Julian Fucks

O problema dos três corpos com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter Institute)

O Mundo assombrado pelos demônios com Marco Moriconi (IF-UFF)

Buracos Negros com Thaisa Storchi Bergmann

A Máquina do Tempo com Ana Rusche e Pedro Vieira

Duna com Raul Abramo (IFUSP)

Eu fui Veermer com Marcia Rizutto (IFUSP)

Incerteza quântica com Rafael Chaves (IFF UFRN)

As cosmicômicas com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

Astro-antropo-LÓGICAS com Alan Alves Brito (UFRGS)

Para explicar o mundo com Chee Sheng Fong (UFABC)

A primavera silenciosa com Flávia Marquitti (ICTP-SAIFR/UNICAMP)

O debate na literatura sobre a teoria de cordas com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O cerne da matéria com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O problema dos três corpos com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter I.)