Título do projeto

Giroscópios segundo Newton e Einstein: a Precessão de Thomas – vídeo da apresentação

Tutor

Marcelo Ferreira dos Santos (IFT-Unesp & Perimeter Institute)

Estudantes 

Isabela Pereira Gregio

Lavínia de Oliveira Pereira Barbosa

Mario Ghio Neto

William Knihs Andrade

Descrição do projeto

Na mecânica Newtoniana, um giroscópio, suspendido de maneira que não há nenhum torque atuando sobre ele, e carregado em uma trajetória circular, não muda sua orientação. Isso não é verdade na Relatividade Restrita. Neste projeto, os alunos serão guiados na derivação, de maneira simples (usando apenas os conceitos de dilatação temporal e contraçãoespacial), do fenômeno da Precessão de Thomas, que prediz que na Relatividade Restrita o eixo do giroscópio rotaciona enquanto ele é carregado ao longo da trajetória circular. Vamos então aplicar o resultado obtido para corrigir o fator g do elétron.

Historicamente, a noção de que um elétron possui um momento angular intrínseco (o spin) foi introduzida por Uhlenbeck e Goudsmit em 1926 para explicar o efeito Zeeman anômalo e também o fenômeno da “divisão de multipleto” para elétrons atômicos.  No entanto, a intensidade de acoplamento do spin (o fator g) deveria ser 2 para explicar corretamente o primeiro efeito, e 1 para explicar o segundo. A introdução da precessão de Thomas resolveu essa tensão.

O projeto permite aos alunos derivar um resultado não trivial usando conhecimentos básicos sobre Relatividade Restrita e noções de geometria plana. Também discutiremos um pouco a história da noção de spin, um conceito de central importância na física moderna e que não possui análogo na física clássica.

Sobre o tutor

Sou bacharel em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e atualmente sou estudante de mestrado do Instituto de Física Teórica da UNESP e do Perimeter Institute.  Me interesso por entender como informação é propagada, processada e perdida em sistemas físicos evoluindo no tempo. Entender esses processos nos ajuda a fazer sentido de noções como emaranhamento, caos e até mesmo causalidade, e fornece ferramentas para entender como emergem as propriedades da matéria.