Título do projeto

Medindo a expansão do universo com aglomerados de galáxias – vídeo da apresentação

Tutora

Jéssica Santiago (University of Thessaloniki)

Estudantes 

Fernando Antônio da Silva Oliveira

Henrico Bueno Hirata

Isabela Fernandes Saldanha

Maria Elisa Viana Magalhães

Descrição do projeto

Universo está se expandindo. De uma forma ou de outra você já pode ter ouvido isso por aí. Mas como exatamente sabemos disso?

O objetivo deste projeto consiste em disponibilizar todas as ferramentas necessárias para que qualquer pessoa possa, por si própria, medir essa taxa de expansão.

Para isso, no entanto, vamos precisar aprender um pouco sobre estrelas, galáxias e aglomerados de galáxias. Precisaremos, além disso, aprender sobre como medir distâncias no universo, sobre redshifts e também a maneira como elementos químicos produzem luz. Junto a toda essa teoria, vamos entender um pouco mais sobre como colher e analisar dados reais disponibilizados pelo Sloan Digital Sky Survey (SDSS). Discutiremos a importância e os cuidados que devem ser tomados na hora de escolher os dados a serem usados e sobre como isso pode afetar o resultado final. Regue toda essa mistura teórico-experimental com muita filosofia da ciência, junte os ingredientes e voilá, seremos capazes de produzir nossos próprios diagramas de Hubble e calcular, com dados reais, a taxa de expansão do universo.

Sobre a tutora

Jessica Santiago se formou em física na USP, com mestrado na UFABC em teoria quântica de campos em espaços curvos e doutorado na Victoria University of Wellington. Atualmente está em um pós-doutorado na Aristotle University of Thessaloniki.

Está trabalhando na área de cosmologia especificamente com os estudo de velocidades peculiares de galáxias e como estas podem afetar o nosso entendimento da expansão do universo), relatividade geral e teoria quântica de campos (com foco principalmente nos processos de radiação de buracos negros, mas com eventuais desvios para o estudo teórico de motores de dobra e viagens no tempo).

É apaixonada por cosmologia e por entender como o universo funciona, mas mais ainda por poder partilhar esse conhecimento com os outros. Jessica acredita que o conhecimento é um direito de todos e que partilhá-lo de maneira correta e acessível é parte dos deveres de um cientista.