16 a 23 de janeiro, 2021 ICTP-SAIFR, São Paulo, Brasil

 

Título do projeto

Estourando a bolha: como a opinião de forma na sociedade

Vídeo da apresentação final do projeto: clique aqui

Slides: clique aqui

Tutor

Vítor Sudbrack (IFT-UNESP)

Estudantes 

Jadson Araújo Costa

Jeann da Rocha Silva

Letícia Viera da Silva

Maria Clara Couto Lorena

Descrição do projeto

Com o avanço de novas tecnologias de comunicação, o perfil de contatos e a troca de informação entre pessoas têm sido fortemente alterados na era das redes sociais, como Facebook ou Twitter. Por exemplo, duas grandes características das dinâmicas sociais do momento presente são

  • a forte presença de contatos não-locais: hoje em dia é possível receber informação do Japão tão rápido quanto recebemos as notícias da nossa cidade; e
  • a ascensão de influencers: atualmente as redes são extremamente heterogêneas, onde poucas pessoas têm muito mais contatos do que a média de contatos do todo.

Dado que a troca de informações entre indivíduos é fundamental para qualquer sociedade, a pergunta que queremos responder será: qual o efeito das mudanças na forma em que trocamos informação sobre a formação de opinião das pessoas? Você sente que vivemos numa sociedade mais polarizada? Se sim, será que a física pode ajudar a explorar quais fenômenos estão por trás dessa polarização de opiniões?

A principal ideia da oficina é fazer a gente pensar sobre modelagem matemática da sociedade e, a partir desse tema, exploraremos programação e uma ferramenta matemática chamada redes. Veremos que fenômenos complexos surgem na população em modelos que tem mecanismos baseados nas dinâmicas de troca de informação dos indivíduos – são os chamados padrões emergentes, e eles são fruto da interação das componentes do sistema.

Por fim, vamos construir um diagrama de fases para esquematizar quando observamos uma sociedade de opiniões aleatórias e quando observamos uma sociedade coesa (todos com a mesma opinião). Para tanto, a gente vai usar conceitos da teoria de grafos e da ciência da complexidade, que são duas ciências muito relacionadas e importantíssimas dentro da física e suas interdisciplinaridades.

Sobre o tutor

Vítor Sudbrack é bacharel em física (ênfase em física computacional) pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrando em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp. Foi bolsista de iniciação científica no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pesquisador no Instituto de Física Interdisciplinar e Sistemas Complexos (IFISC) na Espanha durante uma estadia de pesquisa.

Seus interesses científicos são voltados para aplicação de modelagem matemática e ferramentas da física, em especial da física estatística, no estudo de processos e padrões populacionais em ecologia, evolução, epidemiologia e sociologia. A característica comum que une os processos nessas diferentes áreas do conhecimento é a não-linearidade de suas descrições matemáticas que fazem esses sistemas serem complexos e irredutíveis, geralmente exigindo técnicas computacionais para serem explorados.

Página pessoal: https://vsudbrack.github.io/