16 a 23 de janeiro, 2021 ICTP-SAIFR, São Paulo, Brasil

Título do projeto

Uso da luz circularmente polarizada no estudo e desenvolvimento de vacinas orais

Vídeo da apresentação final do projeto: clique aqui

Slides: clique aqui

Tutor

Victor Klein (IFUSP)

Estudantes 

Geovany Ícaro Lima Nunes

Paula Maria Rafaela Marcelino dos Santos

Pedro Murilo Silva

Tarcísio Ferreira Alves Batista

Descrição do projeto

Nos dias atuais é incontestável a importância das vacinas no controle de doenças, na saúde pública e no bem-estar social. Entretanto, a aplicação de vacinas em massa depende de materiais que podem ser custosos e/ou escassos, entre eles podemos citar as seringas e agulhas. A utilização de vacinas orais pode ser um meio de contornar alguns desses custos. Desde a década de 80, o Brasil realiza campanhas para a vacinação oral de crianças contra a poliomielite, isso foi um grande sucesso que permitiu a imunização da população e basicamente extinguir essa doença do país. O estudo e desenvolvimento de novas vacinas orais é uma promissora área de pesquisa e que poderá ajudar no controle de outras doenças.  A pergunta que nos resta é: “será que a física pode contribuir nesse processo?”, a resposta é sim.

O desenvolvimento de vacinas depende de um trabalho multidisciplinar, e a física não está fora disso. O campo específico da biofísica, que utiliza métodos e teorias físicas para estudar fenômenos biológicos, é responsável por grandes contribuições nessa área.

Nesse projeto os estudantes do grupo aprenderão sobre uma técnica biofísica experimental específica: O Dicroísmo Circular (CD), que utiliza a absorção da luz ultravioleta circularmente polarizada para estudar mudanças na estrutura secundária de proteínas e peptídeos. Vamos utilizar dados reais e atuais do encapsulamento do antígeno inativado de difteria em nanopartículas de sílica (SBA-15), com intuito de repetir os resultados de CD publicados recentemente no artigo de Rasmussen et al (2020), os quais demonstram que a SBA-15 pode ser um possível carregador a ser utilizado em uma futura vacina oral contra a Difteria.

Sobre o tutor

Victor Klein de Sousa é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, e atualmente está no último semestre do mestrado em Física pela mesma instituição. Desde sua graduação trabalha com pesquisa na área de biofísica molecular experimental junto ao departamento de Física Aplicada do IFUSP sob a orientação do Prof.Dr. José LS Lopes, aonde desenvolveu projetos estudando a síntese, estrutura e mecanismo de ação de peptídeos antimicrobianos.