17 a 23 de janeiro, 2021 ICTP-SAIFR, São Paulo, Brazil

Informações gerais

O ICTP-SAIFR, em parceria com a Universidade do Porto, realizará entre os dias 17 e 23 de janeiro de 2021 uma escola avançada de física para alunas e alunos do ensino médio com desempenho excepcional, através do Zoom. Esta atividade pretende oferecer aos participantes uma experiência de imersão em ciência, incluindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa criados e supervisionados por estudantes de mestrado e doutorado em física.

A parte central da escola consistirá em um trabalho de tutoria guiado por estudantes de pós-graduação ao longo de 5 tardes (14h – 18h). Cada tutor será responsável por guiar um grupo de 4 estudantes do ensino médio num projeto por ele proposto. O último dia da escola será dedicado às apresentações destes projetos por parte dos estudantes do ensino médio.

Estudantes de ensino médio devem preencher o formulário de aplicação disponível a seguir. Já estudantes de mestrado e doutorado com interesse na tutoria devem submeter um projeto no formulário disponível a seguir.

O evento também contará com um minicurso de introdução à relatividade, ministrado pelo professor Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute for Theoretical Physics), além de palestras e mesas redondas sobre temas atuais em física e a carreira científica.

Escolas semelhantes foram realizadas 15 vezes com enorme sucesso pela Universidade do Porto e exemplos de projetos desenvolvidos nas escolas anteriores podem ser encontrados aqui.

INSCRIÇÕES

  • Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) serão os tutores responsáveis pelos projetos. Propostas para projetos devem ser enviadas até 30 de novembro de 2020 através deste formulário aqui.
  • Estudantes do ensino médio podem enviar suas aplicações até 15 de dezembro: clique aqui!
    (Os estudantes selecionados para a escola serão comunicados até o início de janeiro.)

ATENÇÃO: no formulário de aplicação, os estudantes do ensino médio deverão anexar os seguintes documentos: histórico escolar mais recente (matemática e física) e comprovantes referentes a participações ou premiações em olimpíadas ou atividades científicas (se for o caso). Além disso, deverão escrever uma carta de motivação (com até 500 palavras).

 

 

 

Organizadores:

  • Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)
  • Lucas David (ICTP-SAIFR/ETEC Guaracy Silveira)
  • João Manuel Lopes (Univ. de Porto)
  • Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter)

Em caso de dúvidas, contate lucas.david@ictp-saifr.org

 

Programa

Programa

Em breve.