Título do projeto

Por que os pulsares são estrelas de nêutrons?

Tutor

Arthur Almeida Frazon (UFABC)

Estudantes 

Gabriel Oliveira Galvão

Pedro de Souza Mazaia

André Lerner Russo

Luiza Petroli Lopes

Descrição do projeto

Imagine uma estrela com muito mais massa que o nosso Sol, mas espremida até ficar do tamanho da cidade de São Paulo -com sobras! Isso é uma Estrela de Nêutrons. Ela é tão densa que uma única colher de chá do seu material pesaria tanto quanto o Monte Everest! É como se você tentasse colocar toda a população da Terra dentro de um copinho de café.

O que é o tal do Pulsar? Antigamente, quando os cientistas detectaram sinais de rádio vindos do espaço que piscavam com uma precisão perfeita, chegaram a pensar que seriam sinais de alienígenas! Mas a verdade é ainda mais incrível. Esses sinais vêm dos Pulsars. Pense em um farol de navio. A luz do farol está sempre acesa, mas você só vê o brilho quando o feixe aponta direto para os seus olhos, certo? Com o Pulsar é a mesma coisa. Ele está girando no espaço e, toda vez que o “jato de luz” passa pela Terra, a gente recebe um “bipe” nos nossos telescópios.

Neste projeto vamos descobrir por que estes objetos que giram tão rapidamente são de fato estrelas de Neutrons e quais são as implicações disso para o nosso entendimento do universo

Sobre o tutor

Arthur Frazon concluiu o PROFIS – Programa de Formação Interdisciplinar -na Unicamp e iniciou sua carreira em física nesta mesma instituição. Além disso, fez parte do Departamento de Química Ambiental Analítica do Instituto de Química da Unicamp onde pesquisou sobre a dinâmica do Mercúrio na Floresta Amazônica sob supervisão da professora Anne Helene Fostier.
Posteriormente, pesquisou sobre Teoria Quântica de Campo Discreta no Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da USP, e Física Estatística de Não Equilíbrio no Departamento de Física Geral da mesma instituição sob supervisão do professor Carlos Eduardo Fiore. O último projeto contou com bolsas do CNPq e de empresas privadas (DOW). Possui Mestrado com ênfase em QCD pelo Instituto de Física Teórica – UNESP (IFT-UNESP) sob orientação do Professor Gastão Krein, além disso é membro do SPRACE – Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo, grupo de física de altas energias que realiza análises físicas em Física Além do Modelo Padrão e também em Íons Pesados. Atualmente é estudante de doutorado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) sob orientação do professor Germán Lugones investigando a interface entre QCD e Estrelas de Neutrons.