Ingressos aqui

A próxima edição do Ciência no Cinema, projeto do ICTP-SAIFR em parceria com o Cine Belas Artes, exibe Frankenstein, filme de 2025 dirigido por Guilhermo del Toro, indicado neste ano a nove prêmios Oscar, incluindo o de melhor filme. A sessão acontece no dia 24 de fevereiro (terça-feira), a partir das 19h, e será seguida de um debate com o pesquisador e professor do Instituto de Biociências da USP João Cortese. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Belas Artes ou neste link.

O clássico de terror de Mary Shelley ganha nova vida na adaptação de Guillermo Del Toro, e acompanha o brilhante e egocêntrico cientista Victor Frankenstein, que decide levar adiante experimentos audaciosos e criar artificialmente uma forma de vida.  As consequências dessa ambição científica se revelam trágicas, tanto para o criador quanto para sua criatura. Ao “brincar de Deus”, Frankenstein realiza seus maiores desejos intelectuais, mas acaba confrontado pela fúria de sua própria criação, que, rejeitada e marginalizada, passa a buscar vingança.

João Cortese é doutor em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7 / Denis Diderot e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (cotutela). Professor de Filosofia no Instituto de Biociências da USP, onde coordena o Biófilo – Laboratório de Filosofia e Biologia (biofilo.ib.usp.br/). É pesquisador associado ao Núcleo de Bioética do Instituto Pensi e ao Laboratório SPHERE (Université de Paris e CNRS). Atua nas áreas de filosofia e história da biologia; bioética; história e filosofia da matemática; e ética da inteligência artificial.

Filme: Frankenstein (2025, direção Guilhermo del Toro)

Quando: 24 de fevereiro de 2026, terça-feira, 19h00 com discussão após o filme

Onde: Cine Belas Artes, R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP

Fotos: em breve

Edições anteriores aqui