Para celebrar o centenário do eclipse, o Ciência em Diálogo: Física e Arte terá uma edição especial, com os físicos Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR e IFT-UNESP) e Rodrigo Nemmen (IAG-USP), junto com Cristina Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência de 2016-2018 e colaboradora de catálogo no IMS Paulista. Os moderadores dessa edição serão Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR) e Sergio Burgi (IMS), que também apresentarão um breve resumo sobre cada instituição.

Marc Ferrez é um dos principais fotógrafos brasileiros do século XIX e dono de uma obra que se equipara à dos maiores nomes da fotografia em todo o mundo. Ferrez colaborou com os diretores do Observatório Nacional no Rio de Janeiro, em projetos ligado à aplicação da fotografia na astronomia e em outros campos da ciência. Em 1919 ele teve a oportunidade de acompanhar, à distância, os trabalhos dos registros fotográficos do eclipse de Sobral, no Ceará, um acontecimento que marcou a história da física ao comprovar definitivamente a teoria da relatividade de Einstein.

Veja o cartaz desta edição aqui.

“Ciência em Diálogo: Física e Arte” é uma série mensal de debates organizada via uma parceria entre o ICTP-SAIFR e o Instituto Moreira Salles. Nela um cientista e um não cientista são convidados a debater assuntos de interesse comum com a ajuda de um moderador e da plateia.”

 

Marc Ferrez e o eclipse de Sobral

25 de maio, 11h (SÁBADO) Cineteatro: Marc Ferrez e o eclipse de Sobral, com Rodrigo Nemmen (IAG-USP), Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) e Cristina Barbosa (SBHC)

Instituto Moreira Salles, Av. Paulista 2424