Em 2022, os módulos de aulas do IFT retornam ao formato presencial nas tardes de sábado no auditório do IFT-Unesp, localizado na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, 4º andar, Várzea da Barra Funda (ao lado do metrô Barra Funda — saída Marquês de São Vicente).

 

 

Atividades concluídas

1. Introdução ao cálculo diferencial e integral
Professor: Lucas David Feitosa C. (ETECs Guaracy Silveira, Albert Einstein & ICTP-SAIFR)

02 de abril a 17 de setembro. 15h-17h

OBS: para ter acesso ao ambiente virtual de aprendizagem do módulo (google classroom), escreva para lucas.david@ictp-saifr.org .  

Descrição: o objetivo destas aulas é oferecer aos estudantes do ensino médio um primeiro contato com alguns tópicos de matemática importantíssimos para as ciências naturais e em particular para a física. Não há pré-requisito e qualquer estudante motivado do ensino médio pode participar do módulo, que será composto por três partes:

Parte 1: esta parte será dedicada a um estudo das funções. Para estudantes que possuem boa familiaridade com o tema, as aulas iniciais servirão como uma revisão. Em seguida, passaremos ao estudo do limite de um função, que envolverá a ideia e conceito preciso de limite, cálculos de limites e estudos sobre a continuidade das funções. 6 aulas.

Parte 2: aqui será introduzido o conceito de taxa de variação. Abordaremos o problema da tangente e apresentaremos os conceitos de derivada de uma função e função derivada. A partir daí, estudaremos as diversas regras de derivação (produto, quociente, cadeia, derivação implícita) e analisaremos algumas aplicações em física e áreas correlatas. 6 aulas.

Parte 3: a partir do problema do cálculo de áreas, introduziremos, fazendo uso de limites, o conceito de integral. Em seguida, abordaremos o Teorema Fundamental do Cálculo e calcularemos diferentes tipos de integrais. Serão apresentadas algumas técnicas de integração (substituição, partes, frações parciais) e, por fim, feitas aplicações em física e áreas correlatas. 6 aulas.

 

Bibliografia recomendada: Fundamentos da matemática elementar, volumes 1, 6 e 8.  Autores: Gelson Iezzi & outros.

2. Mecânica: do básico ao avançado

Professor: Lucas David Feitosa C. (ETECs Guaracy Silveira, Albert Einstein & ICTP-SAIFR)

15 de outubro a 03 de dezembro. 15h – 17h.

Descrição: o objetivo deste curso será oferecer uma análise que vai da dinâmica do ponto material (partícula) até a dinâmica de corpos extensos. Para tal, será feita uma rápida retomada de conceitos trabalhados no ensino médio, sobretudo o princípio da dinâmica de Newton e a conservação do momento linear, para chegarmos até conceitos mais avançados que envolvem momento de inércia, torque, momento angular e sua conservação.