Título do projeto

Uma (perc)olhada na percolação – vídeo da apresentação final

Tutor

Siddhartha Morales Guzmán (IFT-Unesp)

Estudantes 

Pamela Orsolin

Rayza Conceição Mateus Nascimento

Sofia da Lomba Ventura e Silva

Descrição do projeto

A teoria da percolação é amplamente estudada tanto na física estatística como na matemática.  Esta teoria descreve o comportamento de uma rede quando nós ou links são adicionados ou removidos com alguma probabilidade. Existe uma probabilidade critica onde o sistema sofre de uma transição de uma fase para outra, i.e. o sistema se transforma em outro com diferentes características. A percolação é um dos poucos exemplos de uma transição de fase em uma dimensão, onde é possível resolver o problema de forma analítica. Infelizmente isso não é possível para dimensões superiores e redes mais complexas, para descrever esses sistemas em dimensões superiores é necessário usar o poder da computação. Alguns exemplos onde a percolação consegue descrever um fenômeno físico com êxito são: percolação do café, o quebrantado das arvores, o colapso da casca dos vírus, transporte em médios porosos, espalhamento de doenças, criação de gels.

A intenção deste projeto é dar uma introdução à teoria dos exponentes críticos e escalamento resolvendo o problema de percolação em uma dimensão. Depois, estender esses conceitos para duas dimensões e fazer os cálculos em python.

Sobre o tutor

Siddhartha Morales formou se como físico na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e fez o mestrado em física teórica  no Instituto PERIMETER onde cursou o PERIMETER Scholars Internacional (PSI). Siddhartha tem incursionado em diversas áreas da física como teoria de campos, física matemática, matriz S, amplitudes de espalhamento e computação quântica. Atualmente está mais focado na área da computação quântica com machine learning. Seus diversos interesses tem levado ele a incursionar na área de matéria condensada, transições de fase e matéria mole onde é possível encontrar modelos simples e incrivelmente descritivos de transições de fase. Poderia se dizer que Siddhartha é um eclético da física, pois gosta e incursiona em quase qualquer área dela (só não experimental por favor). Também gosta de dar aulas e tem colaborado em trabalhos de tradução de material para alunos de ensino médio.