Responsável: Felipe Novaes (E.E. Dr. Américo Brasiliense & Instituto Sagrada Família)

 

Atividades concluídas em 2021 

1. Matéria escura (18 de março – 27 de maio) 

Descrição: Partindo da lei da gravitação universal de Newton e passando pelas técnicas necessárias para interpretar observações astronômicas discutiremos a fronteira do conhecimento sobre matéria escura, através de atividades interativas.

Tópicos analisados: modelos científicos, lei da gravitação universal de Newton, movimento circular uniforme, espectro de elementos químicos, efeito Doppler clássico e relativístico, lentes gravitacionais, observações astronômicas e matéria escura.

2. Além do átomo: os componentes fundamentais do universo (03 de junho – 08 de julho)

Descrição: Análise das propriedades do eletromagnetismo necessária para compreender o funcionamento de aceleradores de partículas, princípios de conservação de energia e momento (clássico e relativístico) para compreensão das interações entre partículas elementares. Funcionamento de aceleradores de partículas.

3. Evolução estelar (quintas-ferias, 17h, 05 de agosto – 30 de setembro)

Descrição: Análise do início do ciclo de vida estelar e das propriedades do Sol, estudo das reações de fusão nuclear presentes nas estrelas. Análise do ciclo de vida de estrelas de massa média e grande. Discussão sobre os possíveis fins de vida de uma estrela.

4. Buracos negros (07 de outubro a 25 de novembro)

Descrição: Determinação da massa de um buraco negro e discussão das possíveis origens de um buraco negro supermassivo. Determinação do tamanho de um buraco negro e das características do Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT) necessárias para sua observação. Análise do equilíbrio hidrostático na superfície de uma estrela, para determinar se destino.