Informações gerais

No âmbito do Programa ICTP-SAIFR para Jovens Cientistas, o ICTP-SAIFR oferece a estudantes do ensino médio altamente motivados a possibilidade de trabalhar num projeto de pesquisa sob a orientação de um professor universitário. No ano de 2023, o projeto é sobre Computação Quântica e está sob a direção do professor Gastão Krein. (IFT-Unesp)

 

Organizador:

  • Lucas David Feitosa C. (Etec Albert Einstein, Colégio Santa Marcelina & ICTP-SAIFR)

Orientador:

  • Gastão Krein (IFT-Unesp)

Anos anteriores:

Em caso de dúvidas, escreva para lucas.david@ictp-saifr.org

 

Computação quântica

Título do projeto
Computação quântica

Orientador
Gastão Krein

Orientando

Matheus Teixeira

Descrição
O aluno vai inicialmente se familiarizar com os três pilares da QC: superposição, emaranhamento e medida. A seguir, ele aplicará esses conceitos para desenvolver algoritmos para resolver a equação de Schrödinger para o estado ligado de um quark e antiquark pesados. Ele deverá executar esse algoritmo em simuladores quânticos e em protótipos de computadores quânticos.

Sobre a orientador

Bacharelado, mestrado e doutorado em Física na UFRGS, Pesquisador Titular do Instituto de Física Teórica. Experiência na área de Física, com ênfase em Teoria de Partículas e Campos, Física Nuclear, Dinâmica de Transições de Fase, Simulações Numéricas. Interesses de pesquisa em cromodinâmica quântica, quebra espontânea de simetria, plasma de quarks e glúons, modelos de quarks, transições de fase de equilíbrio e não-equilíbrio, aplicações da teoria da informação em problemas de muitos corpos.

Sobre o orientando

Matheus Teixeira nasceu e vive na cidade de Suzano, zona leste de São Paulo. É um estudante de 17 anos que está curso o último ano do técnico em química integrado ao ensino médio no IFSP – Campus Suzano. Nos anos recentes tem descoberto seu interesse pela física moderna, objetivamente aquela que descreve o micro, passando assim a explorá-lo com grandes ambições.