Seguindo o formato de clubes de livro, o projeto Sci-SAIFR convida cientistas a escolherem um livro para debater, com a participação do público, campos da ciência que perpassam suas narrativas.

10 de novembro – Para explicar o mundo com Chee Sheng Fong (UFABC)

O livro escolhido dessa vez foi o “Para explicar o mundo”, do ganhador do Nobel Steven Weinberg. O físico se aventura a escrever uma história breve da ciência e sugerir que o próprio método científico foi uma descoberta. Para isso, ele revisita as grandes descobertas do pensamento humano através do séculos, da Grécia Antiga à Idade Média, passando por Aristóteles, Descartes, Kepler, Copérnico, Galileu, Newton e outros grandes gênios que contribuíram para que a ciência pudesse nascer e se tornar confiável. Escrito com leveza e bom humor, o livro é acessível para o público não-especialista, mas também promete insights que vão interessar cientistas de todas as áreas.

O físico Chee Sheng Fong (UFABC) escolheu a obra e irá conduzir a conversa no encontro. Sheng Fong é professor da Universidade Federal do ABC e trabalha na área de Física de Partículas, com enfase no universo primitivo, física além do modelo padrão e física de neutrinos.

Conhece a obra? Vem contar pra gente o que você achou! O clube do livro tem um canal no Telegram para que os participantes possam conversar sobre os livros entre os encontros. 

https://t.me/scisaifr

Edições anteriores

A primavera silenciosa com Flávia Marquitti (ICTP-SAIFR/UNICAMP)

O debate na literatura sobre a teoria de cordas com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O cerne da matéria – Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O problema dos três corpos – Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter I.)