ICTP-SAIFR leva público a uma viagem pelo Observatório Vera Rubin no Planetário do Ibirapuera

Palestra apresenta o telescópio que monitorará o céu ao longo de dez anos e as descobertas possibilitadas por suas observações

E se, em vez de observarmos fotografias isoladas do céu, pudéssemos acompanhá-lo como um filme em constante transformação? No dia 4 de novembro (quarta-feira), às 19h, o público poderá conhecer como o Observatório Vera C. Rubin, localizado no Chile, está mudando a maneira como exploramos o Universo. A atividade “Streaming do Universo: quando o céu virou Big Data”, promovida pelo ICTP-SAIFR em parceria com o Observatório Vera C. Rubin, será realizada no Planetário prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O Observatório Vera C. Rubin está localizado no Chile e abriga o telescópio responsável pelo Legacy Survey of Space and Time (LSST), um dos mais ambiciosos levantamentos astronômicos já realizados. Desde o início da operação científica, em junho de 2026, o telescópio vem começando a produzir imagens e dados que permitirão investigar uma enorme variedade de fenômenos, de objetos do Sistema Solar à estrutura em grande escala do Universo.

Na palestra, o público vai conhecer como essa máquina extraordinária foi construída, o que ela já registrou em suas primeiras horas de observação e como o enorme volume de informações produzido pelo telescópio abre novas possibilidades para a astronomia. A atividade também abordará os desafios científicos e tecnológicos de analisar tantos dados e como esse fluxo contínuo de informações pode revelar fenômenos que, até pouco tempo atrás, eram difíceis de acompanhar. A programação inclui ainda uma apresentação inicial do céu visível, conduzida pela equipe do Planetário, ampliando a experiência do público antes da palestra.

Reserve o seu ingresso para essa atividade gratuita, basta clicar AQUI.

A atividade ocorre na semana do LSST@LATAM 2026, terceiro encontro latino-americano dedicado ao levantamento realizado pelo Observatório Vera C. Rubin e organizado pelo ICTP-SAIFR. O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da América Latina para discutir as oportunidades científicas abertas pelo início da operação do observatório e fortalecer as colaborações na região.

A noite no planetário também integra uma programação mais ampla de divulgação científica. No dia 3 de novembro, o Papos de Física realiza o AstroBreja, na Taverna Medieval, com uma conversa sobre as primeiras imagens do Observatório Vera C. Rubin e um bingo astronômico inspirado nelas. No sábado, 7 de novembro, o ICTP-SAIFR, em parceria com o Observatório Vera C. Rubin, promove a oficina “Explorando o Universo a partir da sala de aula”, voltada a professores de Ensino Médio e dedicada a discutir possibilidades de utilizar dados e descobertas do observatório em atividades educativas.

 

Serviço

Streaming do Universo: quando o céu virou Big Data

Data: 4 de novembro de 2026

Horário: 19h

Local: Planetário prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera

Realização: ICTP-SAIFR e Observatório Vera C. Rubin

 

Eventos anteriores