11 a 15 de janeiro, 2021 ICTP-SAIFR, São Paulo, Brazil

Início

O ICTP-SAIFR realizará, entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2021, um curso de verão para professores do ensino médio sobre tópicos de Física de Fronteira. Usando o material pedagógico desenvolvido pelo mundialmente reconhecido Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá), traduzido e adaptado pelo ICTP-SAIFR, o curso mostrará aos professores maneiras simples e didáticas para trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea em sala de aula de forma acessível e criativa.

Cada dia da semana incluirá uma aula online de 120 minutos sobre um tópico de Física Moderna, atividades e tarefas para os participantes fazerem individualmente e um período de 60 minutos onde o participante pode fazer perguntas aos instrutores e tirar dúvidas sobre as atividades. O curso também contará com palestras online ministradas por pesquisadores em áreas de física de fronteira. As atividades online serão apresentadas utilizando o Zoom. Os participantes que realizarem as atividades propostas receberão um certificado de participação no fim do curso.

 

INSCRIÇÕES

Professores do ensino médio podem enviar suas aplicações até 15 de dezembro usando este formulário: Inscrições encerradas

Atenção: no formulário de aplicação, os professores deverão anexar um curriculum vitae, uma carta de motivação (com até 500 palavras), e uma descrição das suas atividades fora da sala de aula.

Os professores selecionados para o curso serão comunicados até o fim de dezembro.  Lista de participantes:  aqui

 

 

Organizadoras:

  • Ana Luiza Sério (Escola Vera Cruz, São Paulo & ICTP-SAIFR)
  • Cintia Aparecida Cirillo (EE Olavo Hansen, Mauá & ICTP-SAIFR)

Apresentadores(as):

  • Ana Cecília Soja (IFMS – Campus Corumbá – MS)
  • Eduardo Capossoli (Colégio Pedro II, Rio de Janeiro)
  • Fátima Araújo Machado (UFSC – Campus Joinville – SC)
  • Ricardo Meloni Martins Rosado (IFSP – Sertãozinho – SP)
  • Rudnei Machado (Colégio Adventista, Saguaçu Colégio Global e Faculdade Anhanguera, Joinville – SC)
  • Vitor Acioly (Escola Parque e Colégio Santo Agostinho, Rio de Janeiro – RJ )

 

Em caso de dúvidas, contate ensinomedio@ictp-saifr.org

 

Programa