ICTP-SAIFR está iniciando em 2018 um novo programa de divulgação científica chamado “Ciência em Diálogo” no Instituto Moreira Salles na Avenida Paulista, 2424. Nesta série mensal de bate-papos organizada em parceria com o Instituto Moreira Salles​, um cientista e um não cientista são convidados a debater assuntos de interesse comum. A conversa envolve a platéia e um moderador que terão a oportunidade de discutir com os convidados as várias maneiras de estudar o mesmo tema.

No primeiro semestre de 2018, o tópico vai ser “Física e Arte” com apresentações mensais sobre música, fotografia, ficção científica e beleza. O horário vai ser sempre sexta-feiras das 19h00 – 20h30, e as datas dos Diálogos no primeiro semestre são 2 de março, 6 de abril, 4 de maio e 8 de junho. A entrada é gratuita e haverá distribuição de senhas uma hora antes do início das apresentações.

Informações da página do IMS: https://ims.com.br/eventos/ciencia-em-dialogo-fisica-e-arte/

Faça o download do cartaz aqui!

Moderador: Rogério Rosenfeld,  vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física. Trabalha nas áreas de cosmologia e física das partículas.

Programa:

  • 2 de março: Música e som, com Nathan Berkovits e Flo Menezes (cartaz do evento aqui!) FOTOS: aqui!

Nathan Berkovits é diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e membro da Acad. Brasileira de Ciências e da Acad. Mundial de Ciências. Trabalha na área de supercordas.

Flo Menezes é diretor do Studio PANaroma de Música Eletroacústica e professor do IA-UNESP. Ganhou vários prêmios internacionais por suas composições eletroacústicas incluindo o Giga-Hertz-Preis em 2007.

  • 6 de abril: Fotografia espacial, com Luis Raul Abramo e Cristina Bonfiglioli (cartaz do evento aqui!) FOTOS: aqui!

Luis Raul Abramo é professor do IF-USP e pesquisador visitante nas Univ. de Princeton e Univ. de Pennsylvania. Trabalha nas áreas de cosmologia e astrofísica.

Cristina Bonfiglioli é doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP e desenvolve um segundo doutorado junto ao MAC-USP em que pesquisa os laços entre arte, tecnologia e ciência na percepção da paisagem a partir da fotografia aérea e astronômica.

  • 4 de maio: Ficção científica, com Rodrigo Nemmen e Antônio Xerxenesky (cartaz do evento aqui!) FOTOS: aqui!

Rodrigo Nemmen é professor do IAG-USP e membro afiliado da Acad. Brasileira de Ciências. Trabalha nas áreas de astrofísica e buracos negros.

Antônio Xerxenesky é escritor e tradutor, autor de “As perguntas, F” (finalista do Prêmio São Paulo e primeira seleção do Prix Médicis Étranger) e “A página assombrada por fantasmas”.

  • 8 de junho: A noção de beleza, com Pedro Vieira e Sônia Salzstein (cartaz do evento aqui!). FOTOS: aqui!

Pedro Vieira é coordenador do acordo com Perimeter no ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP e Perimeter Institute na Canadá, e ganhador do Prêmio de Sackler de 2018. Trabalha nas áreas de integrabilidade e teoria de campos.

Sônia Salzstein é crítica de arte e professora de história e teoria da arte moderna e contemporânea na ECA-USP. É autora de Matisse: imaginação, erotismo, visão decorativa e organizadora de Diálogos com Iberê Camargo, entre outros.