Relatividade, Gravitação e Mecânica Quântica

19 de agosto a 30 de setembro

&

Física do Universo

7-28 de outubro

 

Vídeos e Arquivos:

  1. Pedro Vieira

2. Rogério Rosenfeld

Avaliação dos minicursos

  • Pedro Vieira: aqui
  • Rogério Rosenfeld: aqui

Lista de Participantes: Relatividade, Gravitação e Mecânica Quântica e Física do Universo

Fotos

cordaSmaller.001

Em 2017 ofereceremos dois minicursos para alunos do último ano do ensino médio, o “Relatividade, Gravitação e Mecânica Quântica” (19 de agosto a 23 de setembro) e o “Física do Universo”(7-28 de outubro). O primeiro minicurso, ministrado por Pedro Vieira (ICTP-SAIFR de São Paulo & Perimeter Institute, Canadá), cobrirá tópicos de física teórica, de relatividade restrita à mecânica quântica, passando por gravitação, além de alguns tópicos de pesquisa atuais, como a teoria das cordas. O segundo minicurso será dado por Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR & IFT-UNESP em São Paulo) que falará sobre a estrutura e evolução do Universo. Não deixe de participar dessa jornada interessantíssima na física do muito pequeno e do muito grande!

cordaSmaller.002

Todas as aulas serão realizadas aos sábados, das 10h00 às 13h00. No final do curso haverá uma sessão mais informal em que os alunos serão encorajados a colocar questões e discutir qualquer tópico de física. Uma oportunidade única para conhecer o mundo da pesquisa em física moderna.

cordaSmaller.003

O curso é gratuito. (Alunos também podem solicitar o financiamento dos bilhetes de metrô para o deslocamento até o IFT, na Barra Funda. Ofereceremos lanche durante a pausa). Para participar, é necessário preencher um breve questionário e fornecer o E-mail de seu professor de física, a quem será solicitado uma pequena carta de recomendação.

cordaSmaller.004

Inscrições encerradas. Para questões contacte secretary@ictp-saifr.org.

Eventos anteriores: