Em 2022, os módulos começarão de forma presencial com transmissão ao vivo pela internet. As atividades serão realizadas na Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense, Praça IV Centenário, 7 – Centro, Santo André – SP

 

Responsável: Felipe Novaes (E.E. Dr. Américo Brasiliense, Instituto Sagrada Família & ICTP-SAIFR)

 

Atividades concluídas

 

1. Átomo de hidrogênio e fenômenos microscópicos (quintas-feiras) – 10 de março a 14 de abril [16h30min – 18h30min] 

Descrição: Estudo do modelo atômico de Bohr, de propriedades quânticas (dualidade onda-partícula e princípio de incerteza), relativísticas (relação massa-energia) e fenômenos nucleares (decaimento, fissão e fusão). Tem o objetivo de compreender as bases teóricas das técnicas experimentais utilizadas em física contemporânea.

2. Além do átomo: os componentes fundamentais do universo (quintas-feiras) – 28 de abril a 30 de junho [16h30min – 18h30min] 

Descrição: Análise das propriedades do eletromagnetismo necessária para compreender o funcionamento de aceleradores de partículas, princípios de conservação de energia e momento (clássico e relativístico) para compreensão das interações entre partículas elementares. Funcionamento de aceleradores de partículas.

3. Estatística para futuros cientistas (quintas-feiras) – 18 de agosto a 15 de setembro [16h30min – 18h30min]

Descrição: trata-se de uma introdução à análise estatística e teoria de propagação de erros e incertezas — tema presente na formação de todos cientistas.

4. Estrelas, buracos negros e matéria escura (quintas-feiras) – 29 de setembro a 10 de novembro [16h30min – 18h30min]

Descrição: partindo do estudo de fenômenos gravitacionais e dos processos de evolução estelar, vamos explorar a constituição da matéria em nosso universo, desde estrelas e buracos negros até o mistério da matéria escura.