Nos dias 22 e 23 de junho de 2022 o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), vinculado ao Instituto de Física Teórica da UNESP, realizará, em parceria com o Perimeter Institute for Theoretical Physics e o Instituto Serrapilheira, o minicurso “Física de Fronteira para a Sala de Aula – edição Prêmio Nobel”. Nesta edição especial, que marca o retorno dos encontros presenciais, serão realizadas atividades para apresentar maneiras criativas e acessíveis de levar conteúdos de Física Moderna e Contemporânea para a sala de aula, a partir das traduções feitas pelo ICTP-SAIFR do material internacionalmente reconhecido do Perimeter Institute.

Emaranhamento e o Nobel de Física de 2022

Sábado, 22 de outubro, com o professor Marcelo Martinelli (IFUSP)

Resumo: Em sua edição de 2022, a Academia Real de Ciências da Suécia decidiu premiar os pesquisadores Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger “pelos experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação de desigualdades de Bell e inaugurando a ciência da informação quântica”.

É uma celebração de um resultado experimental que respondeu às questões formuladas por Einstein, Podolsky e Rosen em 1935 a respeito dos limites da Mecânica Quântica em representar de forma efetiva a natureza. Estas questões abriram espaço para uma ampla discussão filosófica, que acabou conduzindo à proposta feita por John Bell, em 1964, de uma relação matemática verificável experimentalmente, capaz de colocar um teste para a mecânica quântica.

Iremos discutir as origens desta discussão, o conceito envolvido na medida proposta por Bell, e as etapas da realização dos experimentos que estabeleceram o emaranhamento como um dos conceitos fundamentais da mecânica quântica. Os resultados experimentais abriram o caminho para a aplicação da quântica como teoria de informação, e levaram ao desenvolvimento de uma “Segunda Revolução Quântica”, com potencial enorme para a resolução de questões matematicamente difíceis, além de problemas práticos que vão da metrologia à criptografia.

Marcelo Martinelli é doutor pelo Instituto de Fisica da USP (2002). Trabalhou no Laboratoire Kastler-Brossel/Université Pierre et Marie Curie e na Universidade de Toronto, antes de ser contratado como docente no nosso Instituto em 2004. Atua na área de ótica quântica e física atômica, com interesse em aplicações em informação quântica. Em particular, investiga a geração e a aplicação de emaranhamento de feixes de luz, lidando com variáveis contínuas do campo eletromagnético.

 

Professores Palestrantes

Cintia Cirillo (E.E. Olavo Hansen, Mauá – SP)

Fabíola Quiñónez Bonato (Escola São Paulo – Holambra-SP)

Fátima Araújo Machado (UFSC – Campus Joinville – SC)

Ferenc Diniz Kiss (Arco Escola Cooperativa, São Paulo-SP)

Felipe Novaes (E.E. Dr. Américo Brasiliense, Instituto Sagrada Família, Santo André – SP & ICTP-SAIFR)

Lucas David (ETEC Guaracy Silveira, São Paulo & ICTP-SAIFR)

Ricardo Meloni (IFSP Sertãozinho – Sertãozinho, SP)

Ricardo S. Martins (IFTM – Uberaba – MG)

 

Organização: 

Ana Luiza Sério (Escola Vera Cruz, São Paulo & ICTP-SAIFR)

 

Onde:  IFT-UNESP – R. Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Fotos (em breve)

Quando: 22 e 23 de outubro de 2022

Horário: das 9h30 às 17h00

Programa – em breve

Inscrições encerradas.

Lista de Participantes:  aqui

Programa Preliminar aqui

Em caso de dúvidas, escreva para ensinomedio@ictp-saifr.org