16 a 23 de janeiro, 2021 ICTP-SAIFR, São Paulo, Brasil

Título do projeto

Medindo a expansão do universo

Vídeo da apresentação final do projeto: clique aqui

Tutora

Jéssica Santiago (Victoria University of Wellington)

Estudantes 

Alberto Akira

Caio Toscano Lessa

Igor Ávila Ronze

Thalita Sartori Benincá

Descrição do projeto

O Universo está se expandindo! De uma forma ou de outra você já pode ter ouvido isso por aí. Mas como exatamente sabemos disso?

O objetivo deste projeto será dar todas as ferramentas necessárias para que qualquer pessoa possa, por si própria, medir a taxa de expansão do universo.

Vamos, para isso, precisar aprender um pouco sobre estrelas, galáxias e aglomerados de galáxias. E também sobre como medir distâncias no universo, redshifts e a maneira como elementos químicos produzem luz. Ao mesmo tempo, para juntar tudo isso, vamos entender um pouco sobre análise de dados. Regue tudo com muita filosofia da ciência. Junte os ingredientes e voilá, seremos capazes de produzir nossos próprios diagramas de Hubble e calcular, com dados reais, quão rápido o universo de fato está se expandindo.

Sobre a tutora

Jessica Santiago se formou em física na USP, com mestrado na UFABC em teoria quântica de campos em espaços curvos e doutorado na Victoria University of Wellington. No momento está trabalhando na área de relatividade geral e teoria quântica de campos — especificamente com processos de radiação de buracos negros. Está também começando um novo projeto mais focado em cosmologia e medições do parâmetro Hubble.

É apaixonada por cosmologia e por entender como o universo funciona, mas mais ainda por poder partilhar esse conhecimento com os outros. Jessica acredita que o conhecimento é um direito de todos e que partilha-lo da maneira mais correta e acessível possível é parte dos deveres de um cientista.