Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! O programa de divulgação científica Física em Casa, entra em seu terceiro ano com apresentações mensais, às 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

28 de abril – “Molha ou não molha?” com Carolina Brito (UFRGS)

Uma gota de água pode molhar uma superfície ou formar uma bolinha, essas duas diferentes situações estão associadas ao conceito de hidrofilia (moléculas que são atraídas pelas moléculas de água e tendem a ser dissolvidas) e hidrofobia (moléculas insolúveis na água). Algumas superfícies apresentam meta-estabilidade, o resultado da interação da gota com a superfície irá depender da maneira como a gota é depositada. Quais propriedades de superfícies e dos líquidos dão origem a estes comportamentos? Como estas propriedades podem ser usadas para diferentes aplicações? Como caracterizar e entender a passagem de um estado para outro? Neste seminário eu discutirei alguns fenômenos de molhabilidade e a física envolvida para entender estes comportamentos.

Carolina Brito É professora associada do departamento de física da UFRGS. Suas principais áreas de pesquisa são i) propriedades de molhabilidade de superfícies hidrofóbicas e ii) sistemas complexos, como por exemplo materiais amorfos e sistemas com dinâmicas lentas. É coordenadora do Programa de Extensão “Meninas na Ciência”, “Lugar de Mulher” e apresentadora e produtora do podcast de divulgação científica “Fronteiras da Ciência” (http://frontdaciencia.ufrgs.br). É Editora Chefe do Journal Paper in Physics.

Clique no vídeo para assistir a apresentação pelo Youtube.

 

Clique aqui para ver as edições anteriores do Física em casa de 2020 e 2021

Edições anteriores 2022

31 de março – “O que as antipartículas podem contar sobre nossa existência” com Leandro Salazar de Paula (IF-UFRJ) – Assista aqui.