Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR inicia na quinta-feira, 7 de maio, às 19h, um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga!

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência

Rogério Rosenfeld  é vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física. Trabalha nas áreas de cosmologia e física das partículas.

Assista aqui

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute)

Resumo: Que universos são possíveis e quais são impossíveis de acordo com as leis atuais da Física? Descreverei um rico mapa das possíveis teorias físicas compatíveis com a Teoria da Relatividade de Einstein bem como com a Física Quântica. Neste mapa, o mar representa teorias impossíveis; terra representa teorias possíveis; cidades importantes em terra são teorias que conhecemos ou observamos no laboratório. Quão especial é o nosso próprio universo neste meta espaço das teorias?

Pedro Vieira é professor em conjunto no Perimeter Institute (Canadá) e no ICTP-SAIFR/IFT-UNESP. Trabalha em Teoria de Campos e recebeu diversos prêmios por sua pesquisa incluindo a Medalha Gribov em 2015, o Prêmio Sackler em 2018, e o Prêmio New Horizons em 2019

Assista aqui