Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

4 de março – O Universo Não Conhecido e a Matéria Escura com Ivone Albuquerque (IFUSP)

Neste encontro discutirei observações de fenômenos cosmológicos que indicam que conhecemos apenas uma pequena fração do nosso Universo. O movimento de astros e da luz que nele estão presentes indicam que apenas 5% do Universo é constituído por matéria conhecida, o resto… estamos para descobrir.

Discutirei o que chamamos de matéria escura, como ela é observada e os experimentos que construímos para desvendar do que ela é composta.

Ivone Albuquerque (IFUSP) realiza pesquisa na área de astrofísica de partículas, com investigações sobre matéria escura e neutrinos. Formada pela USP, com pós-doutorados na Rutgers University e na Universidade de Chicago, foi também pesquisadora no Fermilab e na Universidade da California – Berkeley. Atualmente é professora no Instituto de Física da USP.

Assista aqui.

18 de março – Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock com Jeferson Arenzon (UFRGS)

Teoria de Jogos evolutivos é uma área interdisciplinar que nos permite analisar situações complexas que vão desde a dinâmica de acasalamento de lagartos até se devemos ser bons ou não. Vamos discutir alguns conceitos básicos, focando no clássico jogo Pedra-Papel-Tesoura e a recente generalização para mais de três estratégias, o Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock, tornado famoso pela série The Big Bang Theory. Ilustraremos a relevância desses modelos simplificados com alguns exemplos, incluindo lagartos assanhados e caça cooperativa.

Jeferson Arenzon (UFRGS) é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, atuando principalmente em sistemas fora do equilíbrio e com dinâmica lenta (crescimento de domínios, vidros de spin e estruturais, sistemas granulares), sistemas biológicos (teoria de jogos e modelos de populações) ou carregados. É também um dos produtores/apresentadores do podcast de divulgação científica “Fronteiras da Ciência” (http://frontdaciencia.ufrgs.br), retransmitido por várias rádios nacionais e internacionais.

Assista aqui.

Clique aqui para ver as edições anteriores