Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

 

5 de novembro – Supercondutividade: um fenômeno quântico macroscópico com Eduardo Miranda (UNICAMP)

Sistemas grandes são descritos pela física clássica. Nela, bolas de bilhar descrevem trajetórias bem definidas no espaço. Sistemas muito pequenos são descritos pela física quântica, em que partículas como os elétrons podem se comportar como ondas, exibindo interferência, como aquela observada entre duas ondas na superfície de um lago. Mas é possível observar fenômenos quânticos em escala macroscópica? A resposta é sim e um exemplo disso são os supercondutores ou os superfluidos, que se comportam quanticamente mesmo em escalas grandes. Vamos mostrar como isso é possível a partir de raciocínios elementares e ilustrar como essas características podem ser exploradas para a realização de medidas de alta precisão, por exemplo, para definir o padrão de massa, o quilograma.

Eduardo Miranda é professor da Universidade Estadual de Campinas desde julho de 1997, tendo-se tornado livre-docente em 2001 e professor titular em 2010. Foi Diretor Associado do IFGW/Unicamp de 2005 a 2006, coordenador de pós-graduação do IFGW/Unicamp de 2006 a 2008 e assessor da Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp de 2009 a 2013. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada Teórica.

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui.

19 de novembro – Mudanças climáticas: investigando o passado para prever o futuro

No estudo das mudanças climáticas, entender e estudar os registros do passado podem contribuir para entender sobre a interação oceano-atmosfera no presente e ajudar a prever o futuro. Nesta apresentação, a professora Ilana Wainer irá conversar sobre o papel do oceano no balanço climático do planeta e os fatores que contribuem para sua alteração, a partir dos dados recentes de paleoclima.

Ilana Wainer é professora Livre Docente do departamento de Oceanografia Física do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. É especialista em interação oceano-atmosfera e participa no comitê gestor do INCT-Criosfera onde contribui com pesquisas em modelagem do clima para entender o papel do gelo marinho e plataformas de gelo da Antártica na circulação do oceano e impactos climáticos.

Assista aqui.

Edições Anteriores

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência  Assista aqui.

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute) – Assista aqui

4 de junho – Astronomia das ondas gravitacionais  com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/IIP-Natal) -Assista aqui.

18 de junho – Supercordas: sucessos e desafios com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

2 de julho – Sistemas Complexos: quando o todo é maior do que a soma das partes com Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

16 de julho – Aceleradores Cósmicos de Partículas: Buracos Negros e Jatos Supersônicos com Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP) – Assita aqui.

30 de julho – Neutrinos: O que são e para que servem? com Andre de Gouvêa (Universidade de Northwestern) – Assita aqui.

13 de agosto – Um “POEMMA” — detector de partículas cósmicas ultra-energéticas com Angela V. Olinto  (Universidade de Chicago – EUA) – Assista aqui.

27 de agosto – Grafeno: a física na ponta de um lápis  com Marcos Pimeta (UFMG) – Assista aqui.

10 de setembro – Emaranhamento quântico e um novo paradigma para o processamento de informação com Rafael Chaves (IIP-UFRN) – Assista aqui.

24 de setembro – Muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante… com Edivaldo Moura Santos (IFUSP) – Assista aqui.

8 de outubro – Física dentro do copo de água com Luana Pedroza (UFABC) – Assista aqui.

22 de outubro – A Física na Diplomacia com Ernesto Mané (físico e diplomata) – Assista aqui.

29 de outubro – Buracos Negros e o Nobel de 2020 com Rodrigo Nemmen (IAG-USP) – Assista aqui.