Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

30 de julho – Neutrinos: O que são e para que servem? com Andre de Gouvêa (Universidade de Northwestern)

Para cada átomo no universo, há bilhões de neutrinos em toda parte. Apesar de absurdamente abundantes, os neutrinos são as partículas fundamentais da matéria menos conhecidas e mais misteriosas. No final do século XX, uma descoberta surpreendente chacoalhou a física fundamental: neutrinos têm massa! O significado dessa descoberta pode ser profundo, mas passados vinte anos, ainda é desconhecido. Nesta apresentação vou descrever o que são neutrinos, porque a gente acha que a massa dos neutrinos é importante, e o que é que a comunidade científica anda fazendo para desvendar esses novos mistérios.       

Andre de Gouvêa é professor da  Universidade de  Northwestern (EUA) e membro do conselho científico do ICTP-SAIFR. Ele trabalha na área de física teórica de altas energias, especialmente com a fenomenologia da física de partículas que está além do modelo padrão.

Assista aqui       Apresentação aqui

 

13 de agosto – Um “POEMMA” — detector de partículas cósmicas ultra-energéticas

Grandes observatórios foram construídos na Argentina, nos EUA, e no Polo Sul para resolver o mistério das partículas cósmicas ultra-energéticas. A origem destas partículas cósmicas continua desafiando nossas teorias demonstrando a necessidade de detectores ainda maiores. O nosso time desenhou uma missão espacial para a NASA chamada POEMMA (Probe Of Multi-Messenger Astrophysics) e estamos construindo um protótipo que vai ser lançado pela NASA usando balões super pressurizados da Nova Zelândia. Vou descrever a nossa aventura espacial e as possíveis respostas da nossa missão.

Angela V. Olinto é pró-reitora e professora do Departamento de Ciências Físicas da Universidade de Chicago (EUA) e trabalha na área de cosmologia e astrofísica de altas energias

 

27 de agosto – Grafeno: a física na ponta de um lápis 

Já se sabe há alguns séculos que o grafite é um cristal formado por um empacotamento de planos de átomos de carbono, mas apenas há alguns anos foi possível isolar uma única camada atômica, chamada de grafeno, possibilitando a realização de experimentos que levaram ao desenvolvimento de novas teorias. Mostrarei no seminário que o grafeno apresenta uma série de propriedades físicas únicas (eletrônicas, térmicas, mecânicas, dentre outras) e como estas propriedades podem seu usadas em diferentes aplicações tecnológicas.

Marcos Pimenta é professor do Departamento de Física na Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do INCT Nanocarbono e do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG (CTNano)

 

Edições Anteriores

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência  Assista aqui.

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute) – Assista aqui

4 de junho – Astronomia das ondas gravitacionais  com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/IIP-Natal) -Assista aqui.

18 de junho – Supercordas: sucessos e desafios com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

2 de julho – Sistemas Complexos: quando o todo é maior do que a soma das partes com Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

16 de julho – Aceleradores Cósmicos de Partículas: Buracos Negros e Jatos Supersônicos com Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP) – Assita aqui.