Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

8 de abril: Grafeno: da Física à Revolução Industrial

O grafeno, que foi isolado em 2004 e rendeu o Prêmio Nobel de Física de 2010 para Andre Geim e Konstantin Novoselov (Universidade de Manchester), tem causado um grande impacto na comunidade científica por suas propriedades superlativas. Entretanto, seu impacto no setor industrial pode ser ainda maior e mais surpreendente. Apresentaremos exemplos de aplicações disruptivas do grafeno com grande potencial de transformação.

Thoroh de Souza é atualmente professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e o criador do MackGraphe (Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno Nanomateriais).

Assista aqui.

22 de abril: Do caos a ordem: materiais auto-construtores

A nossa vida depende da capacidade de certos materiais se auto-organizarem, passando de um estado caótico a um estado ordenado sem intervenção exterior. Isso ocorre tanto para os constituintes das nossas células quanto para o sabão com que lavamos as mãos. Nesta apresentação eu vou descrever alguns exemplos na biologia, na química, e na física desse tipo de material e discutir como o processo de autoconstrução pode ser utilizado para criarmos novos materiais.

Cecília Leal é professora associada da Universidade de Illinois e trabalha na área de matéria condensada mole, biomateriais, fluidos complexos, materiais biomiméticos, dispersão de raios-X, entrega de drogas e genes, construções de ácido nucleico-lipídio.

Assista aqui.

Edições anteriores 2021

4 de março – O Universo Não Conhecido e a Matéria Escura com Ivone Albuquerque (IFUSP) – Assista aqui.

18 de março – Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock com Jeferson Arenzon (UFRGS) – Assista aqui.

Clique aqui para ver as edições anteriores de 2020