No dia 1º de junho de 2021, terça-feira, às 19h, o ICTP-SAIFR organizará um painel onde físicos de destaque no cenário nacional falarão sobre vários aspectos de suas carreiras científicas para estudantes do ensino médio da rede pública e privada. Após a apresentação dos palestrantes, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas ao vivo, e entrarão em contato com o cotidiano desses profissionais.

Para participar é preciso ser aluno de qualquer ano do ensino médio e se inscrever até 28 de maio, 2021. A mesa redonda terá duração de 90 minutos e será realizada na plataforma Zoom.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Na véspera deste evento os participantes receberão o link para acessar a conferência no Zoom.
ATENÇÃO: se você se inscreveu mas não recebeu um email,
escreva para lucas.david@ictp-saifr.org

 

Professores convidados:

Antonio Carlos Fontes dos Santos – UFRJ 

Ex-aluno da escola federal Pedro II (Rio de Janeiro), bacharel e mestre pela UFRJ e doutor pela PUC-RJ. Foi bolsista de pós-doutorado na Canadian Light Source e University of Missouri. Atualmente é vice-diretor do Instituto de Física da UFRJ. Pesquisador da área de física atômica e molecular, seus temas de trabalho incluem Colisões íon-átomo, ionização múltipla, target ionization, e espectrometria de massa.  Antonio é coordenador da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão na Física da Sociedade Brasileira de Física – SBF. Também desenvolve projetos de inclusão de negros e mulheres na física e ensino de matemática e física para cegos.

Elisabete Maria de Gouveia Dal Pino –  IAG-USP 

Ex-aluna da escola Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo), bacharel, mestre  e doutora pela USP. Foi bolsista de pós-doutorado na Universidade de Harvard em Cambridge, EUA, e na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. Pesquisadora da área de astrofísica, seus temas de trabalho incluem dinâmica de gases e fenômenos de altas energias em uma variedade de sistemas, que vão do Sol a aglomerados de galáxias. Também participa da colaboração do arranjo de telescópios Cherenkov  (CTA) para a construção do maior observatório astronômico para detecção de raios gama. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2020 e membro associado do ICTP-SAIFR. Em 2017 recebeu o prêmio Cláudia para mulheres na ciência.

Jailson Alcaniz –  Observatório Nacional (ON)

Ex-aluno da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), tem  bacharelado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi bolsista de pós-doutorado na University of Washington (EUA) e na McGill University (Canadá) e professor visitante na Beijing Normal University (China). Entre 2012 e 2017 foi chefe do departamento de Astronomia do Observatório Nacional onde é Pesquisador Titular. Sua área de pesquisa é Cosmologia e seus temas de trabalho incluem Matéria e Energia Escuras, Estrutura de Grande Escala do Universo,  Teorias Gravidade Modificada e a Física do Universo Primordial. Atualmente, é membro associado do ICTP-SAIFR, coordenador do grupo de teoria da colaboração J-PAS, coordenador do comitê de Partículas e Campos da SBF e coordenador do comitê assessor de Física e Astronomia do CNPq.

Sonia Guimarães – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 

Ex-aluna do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, bacharel pela Universidade Federal de São Carlos,  mestre pela USP de São Carlos  e doutora pela Universidade de Manchester, na Inglaterra. Pesquisadora da área de matéria condensada, com ênfase em Propriedade Eletro-óticas de Ligas Semicondutoras. Ativista na luta contra o racismo e discriminação de gênero é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão na Física da Sociedade Brasileira de Física – SBF, Conselheira Fundadora da AFROBRAS, ONG mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares e Conselheira do Conselho Municipal Para a Promoção de Igualdade Racial – COMPIR, da prefeitura da cidade de São José dos Campos. Também é uma das fundadoras da organização Avanço do Brasil Negro – ABN, que tem o objetivo de tornar a pessoa negra autossuficiente através da educação, saúde e política.