Em 2021, os módulos foram realizados a distância, através da plataforma Zoom.

 

Módulos concluídos

1. Eletromagnetismo (24 de março – 22 de setembro, 18h)

Professor: Lucas David Feitosa C. (ICTP-SAIFR & ETEC Guaracy Silveira)

Descrição: este módulo pretende fazer uma introdução ao eletromagnetismo usando, sempre que possível, um formalismo que envolve operações de diferenciação e integração. Portanto, ter uma noção razoável de cálculo diferencial e integral é um pré-requisito.

Tópicos abordados: eletrostática, campo elétrico, lei de Gauss, potencial elétrico, campo magnético, força magnética, efeito Hall, fontes de campo magnético, indução eletromagnética, equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas.

Bibliografia recomendada: Princípios de física, volume 3. Autor: Raymond Serway

2. Introdução ao cálculo diferencial e integral  (20 de março – 02 de outubro, 15h30min)

 Professor: Lucas David Feitosa C. (ICTP-SAIFR & ETEC Guaracy Silveira)

Descrição: o objetivo deste módulo é promover um primeiro contato com alguns tópicos de matemática fundamentais para um entendimento mais profundo da física. Não há pré-requisito e qualquer estudante do ensino médio, a princípio, pode acompanhar o módulo. É desejável, porém, que o estudante tenha alguma familiaridade com funções. Pretende-se cobrir os seguintes tópicos para funções de uma variável: limites, derivadas, integrais e suas aplicações em física

Bibliografia recomendada: Fundamentos da matemática elementar, volume 8.  Autores: Gelson Iezzi & outros.

3. Mecânica quântica (sábados, 09-30 de outubro, 14h30min)

Professora: Fátima Machado (UFSC & ICTP-SAIFR)

Descrição: neste módulo de aulas serão introduzidos alguns conceitos fundamentais da mecânica quântica a partir de exemplos práticos e exercícios a serem realizados com e pelos estudantes. Partindo do conceito de probabilidade e sua relação com o de integral, serão introduzidas as ideias de estado de um sistema, processos de medida, dualidade onda-partícula e princípio de incerteza. Em seguida, serão trabalhados, também por meio de exemplos e exercícios, o significado da equação de Schrödinger e da notação de Dirac na mecânica quântica.

4. Mecânica clássica (24 de outubro – 05 de dezembro, 17h)

Professor: Lucas David Feitosa C. (ICTP-SAIFR & ETEC Guaracy Silveira)

Descrição: o objetivo deste módulo é analisar tópicos elementares de dinâmica com a introdução de ferramentas de cálculo diferencial e integral. A ênfase será posta na parte de rotação, particularmente momento de inércia, torque e momento angular.

5. Python para astrofísica (13 e 14 de novembro, 14h30min)

Professora: Gabriela Cota Moreira (University of Arizona — Department of Astronomy and Steward Observatory)

Descrição: Nesse mini-curso, você vai aprender a utilizar as ferramentas básicas para a visualização de dados astronômicos em Python, como as bibliotecas Matplotlib e Astropy. Vamos usar essas bibliotecas do Python para acessar e visualizar os dados públicos de estrelas coletados pelo SDSS (Sloan Digital Sky Survey), um dos maiores projetos astrofísicos da atualidade.