For english version click here

 

Nos dias 26 e 27 de junho o ICTP-SAIFR promove duas atividades interativas para o público geral sobre Teoria das Cordas. As atividades serão realizadas em inglês, e a tradução simultânea pode ser acompanhada pelo canal SAIFR Divulga!  Nas duas atividades, o público geral está convidado a enviar perguntas em português ou inglês usando Youtube chat.

Como descrever as partículas de gravidade quântica de uma nave estelar

Sábado, 26 de junho, 14h – Assista em português aqui

No sábado, dia 26 de junho ás 14h, o presidente da Sociedade Americana de Física, Sylvester James Gates Jr. (Univ. de Brown) irá discutir com linguagem não-técnica como alienígenas viajando em uma nave estelar poderiam corrigir os cálculos de um físico humano sobre gravidade quântica usando a teoria de rede.

Pergunte a um Teórico das Cordas

Domingo, 27 de junho, 14h – Assista em português aqui

No domingo, dia 27 de junho ás 14h, você vai poder fazer sua pergunta em inglês ou português para os especialistas mais reconhecidos desta área na fronteira de física. A conversa será moderada pelo ganhador do Prênio Nobel, David Gross (KITP Santa Barbara), com a presença dos jornalistas Graham Farmelo (Instituto de Estudos Avançados), Jandira Oliveira (ICTP-SAIFR), Marcos Pivetta (Editor da revista Pesquisa Fapesp), Henry Reich (do canal MinutePhysics) e incluindo os 90 palestrantes do congresso internacional Strings 2021 organizado pelo ICTP-SAIFR.