Ingressos aqui

A próxima edição do Ciência no Cinema, projeto do ICTP-SAIFR em parceria com o Reag Belas Artes, exibe Marte Um, filme brasileiro de 2022 dirigido por Gabriel Martins. A sessão acontece no dia 29 de julho (terça-feira), a partir das 19h30, seguida de discussão com o físico Alan Alves Brito, professor da UFRGS. Filmado em Minas Gerais, o filme ganhou quatro prêmios no 50º Festival de Cinema de Gramado e foi escolhido para representar o Brasil em 2023 no Oscar de Melhor Filme Internacional. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou neste link

A trama apresenta a família Martins, sonhadora e otimista, que leva a vida às margens de uma grande cidade brasileira depois da decepção da eleição de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão da nova realidade. A mãe revê seu mundo depois de um encontro inesperado que faz com que ela suspeite ter sido amaldiçoada. Seu marido coloca todas suas esperanças em fazer do filho caçula um jogador de futebol, que acompanha relutante a ambição do pai, mas sonha em estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha se apaixona por uma jovem de espírito livre e se questiona se não está na hora de sair de casa.

Alan Alves Brito é professor na UFRGS e foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha e pós-doutorando no Chile e na Austrália. Tem trabalhado em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões de(s)coloniais, interculturais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências. Coordena o Gabinete em Língua Portuguesa de Astronomia para o Desenvolvimento (PLOAD) e é representante brasileiro no Gabinete de Educação, ambos da União Astronômica Internacional. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2020 com o livro “Astrofísica para a educação básica: a origem dos elementos químicos no Universo” (Appris Editora) e agraciado com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2022, na Categoria Pesquisador e Escritor.

Filme: Marte um (2022, direção Gabriel Martins)

Quando: 29 de julho de 2025, terça -feira, 19h30 com discussão após o filme

Onde: Cinema Reag Belas Artes, R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP

Fotos: em breve

Edições anteriores aqui