A próxima edição do Ciencia no Cinema, realizada pelo ICTP-SAIFR e o Cine Petra Belas Artes será com o filme A Chegada, do diretor Denis Villeneuve. A sessão será no dia 17 de outubro às 19h30, e após a exibição do filme o público poderá participar de uma sessão de perguntas e respostas com a escritora e tradutora Jana Bianchi, o linguista Bruno Dallari e o físico Marcelo Munhoz.

 

Jana Bianchi, escritora e tradutora
Jana Bianchi é escritora, editora e tradutora de livros, HQs e jogos de tabuleiro. Em português, além de Lobo de rua (Dame Blanche, 2016), publicou diversos contos em revistas e coletâneas como Trasgo, Dragão Brasil e Suprassuma. Em inglês, tem histórias publicadas ou no prelo nas revistas Uncanny, Fantasy & Science Fiction, Clarkesworld, Fireside e Strange Horizons, entre outras. É aluna da turma de 2021 do workshop de escrita Clarion West e, junto com Diogo Ramos, é idealizadora e coordenadora do Fantástico Guia, projeto com propósitos educacionais focado nos mercados literários brasileiro e anglófono.

Bruno Dallari, linguista
É professor do departamento de linguística da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, desde 2010. Fez graduação e também mestrado e doutorado em Linguística na Unicamp. Atualmente faz estágio de pós-doutoramento no Centro de Documentação em Historiografia Linguística da Universidade de São Paulo.

Marcelo Munhoz, físico
Atualmente é Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase no estudo de colisões entre íons pesados relativísticos e instrumentação nuclear. Também tem atuado na área de divulgação científica.

 

 

Filme: A chegada

Quando:  17 de setembro de 2023, terça-feira, 19h30 com discussão após o filme

Onde: Cine Petra Belas Artes, R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP

Ingressos neste link ou na bilheteria do cinema

Fotos: aqui.

Edições anteriores

Contato (12/09/2023) com Adriana Valio (CRAAM – Mackenzie)

Oppenheimer (25/07/2023 e 08/08/2023) com Ivã Gugel (IFUSP), Gastão Krein (IFT-UNESP) e Lauro Tomio (IFT-UNESP)