Seguindo o formato de clubes de livro, o projeto Sci-SAIFR convida cientistas a escolherem um livro para debater, com a participação do público, campos da física que perpassam suas narrativas.

Participe do encontro no link:
https://us06web.zoom.us/j/86392526449?pwd=MGdQNkN6aHgvcm5lNk8xak5IblViZz09

10 de março de 2022 – O cerne da matéria: a aventura científica que levou à descoberta do Bóson de Higgs (Companhia das Letras, 2013) com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

Na segunda edição do clube do livro, o cientista convidado é o Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTP-SAIFR e professor do IFT-UNESP, com pesquisas nas áreas de cosmologia e física das partículas. O prof. Rosenfeld discutirá o livro de sua própria autoria “O cerne da matéria” (Companhia das Letras, 2013), livro de divulgação científica que foi contemplado com o 2º lugar no prêmio Jabuti, na categoria de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

No livro, Rogério Rosenfeld faz um relato pessoal partindo de sua própria experiência como pesquisador visitante do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de partículas elementares do mundo e casa do LHC (Grande Colisor de Partículas), onde ocorreu a confirmação do Bóson de Higgs. O autor narra, de modo breve e acessível, a história da pesquisa com aceleradores de partículas e o panorama científico que levou à corroboração da existência da partícula sugerida por Peter Higgs em 1964, e que, após sua confirmação rendeu um Nobel para o físico e seu colega, François Englert, em 2013.

Rogério Rosenfeld é vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor no IFT-UNESP, e tem pesquisas na área de fenomenologia da física de partículas elementares e cosmologia. Ele foi diretor do IFT-UNESP (2009-2011, 2015-2017) e presidente da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021).

 

Edições anteriores
O problema dos três corpos – Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter I.)