Seguindo o formato de clubes de livro, o projeto Sci-SAIFR convida cientistas a escolherem um livro para debater, com a participação do público, campos da ciência que perpassam suas narrativas.

25 de agosto – A primavera silenciosa com Flávia Marquitti (ICTP-SAIFR/UNICAMP)

O livro escolhido para o próximo encontro é o “Primavera Silenciosa”, escrito pela bióloga marinha e escritora Rachel Carson. A obra denunciou os malefícios do uso desenfreado de pesticidas e da rede de desinformação criada em torno deles. O texto de Carson acabou sendo bastante influente no movimento ambientalista e no debate público sobre as decisões produtivas que afetam o meio ambiente. Publicado originalmente em 1962, o livro é frequentemente listado como um dos livros de ciência ambiental mais importantes do século XX. Hoje tomado como um clássico, sua leitura e debate ainda provocam discussões importantes sobre o papel da ciência no entendimento das mudanças climáticas e no combate à destruição ambiental.

Quem escolheu o livro para o encontro de agosto foi a bióloga e matemática Flávia Marquitti (ICTP-SAIFR/Unicamp). Marquitti pesquisa aplicações matemáticas a sistemas evolutivos e ecológicos, e é uma das coordenadoras científicas do programa de biologia e ecologia quantitativa que o ICTP-SAIFR organiza junto ao Instituto Serrapilheira.

Conhece a obra? Vem contar pra gente o que você achou! O clube do livro tem um canal no Telegram para que os participantes possam conversar sobre os livros entre os encontros. 

https://t.me/scisaifr

Edições anteriores

O debate na literatura sobre a teoria de cordas com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O cerne da matéria – Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O problema dos três corpos – Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter I.)