ICTP-SAIFR tem um novo programa de divulgação científica chamado “Ciência em Diálogo” no Instituto Moreira Salles na Avenida Paulista, 2424. Nesta série mensal de bate-papos organizada em parceria com o Instituto Moreira Salles​, um cientista e um não cientista são convidados a debater assuntos de interesse comum. A conversa envolve a plateia e um moderador que terão a oportunidade de discutir com os convidados as várias maneiras de estudar o mesmo tema.

No segundo semestre de 2018, manteremos o tópico  “Física e Arte” com apresentações mensais sobre gênese, tempo, luz e matéria. O evento acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, das 19h00 – 20h30. As datas dos Diálogos do primeiro semestre são 3 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro e 9 de novembro. A entrada é gratuita e haverá distribuição de senhas uma hora antes do início das apresentações.

Informações da página do IMS: https://ims.com.br/eventos/ciencia-em-dialogo-fisica-e-arte/

Faça o download do cartaz aqui!

Moderador: Rogério Rosenfeld,  vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física. Trabalha nas áreas de cosmologia e física das partículas.

Programa:

  • 3 de agosto: Gênese, com Raul Abramo (IF-USP) e Betty Mindlin (IEA-USP). (cartaz do evento aqui!) FOTOS: aqui!

Luis Raul Abramo é professor do IF-USP e pesquisador visitante nas Univ. de Princeton e Univ. de Pennsylvania. Trabalha nas áreas de cosmologia e astrofísica.

Betty Mindlin é antropóloga e escritora. Especialista em estudos da cultura indígena, com foco em mitos e outras tradições, é autora de livros como O primeiro homem, Mitos indígenas, Moqueca de maridos e Tuparis e tarupás. Trabalha em projetos de pesquisa e apoio a numerosos povos indígenas da Amazônia e de outras regiões.

  • 14 de setembro: Tempo, com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) e John Boudler (PIAP/IA-UNESP) (cartaz do evento aqui!) FOTOS: aqui!

Nathan Berkovits é diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e membro da Acad. Brasileira de Ciências e da Acad. Mundial de Ciências. Trabalha na área de supercordas.

John Boudler é professor aposentado do Instituto de Artes da Unesp, onde criou e desenvolveu o bacharelado em percussão e o grupo PIAP – um grupo de percussão reconhecido internacionalmente que existe há 40 anos. Foi timpanista da Osesp durante quinze anos e é membro fundador do Grupo Percussão Agora.

  • 5 de outubro: Luz, com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/Perimeter I.) e Millard Schisler (John Hopkins U.) (cartaz do evento aqui!) FOTOS: aqui!

Pedro Vieira é coordenador do acordo com Perimeter no ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP e Perimeter Institute na Canadá, e ganhador do Prêmio de Sackler de 2018. Trabalha nas áreas de integrabilidade e teoria de campos.

Millard Schisler é fotógrafo e educador. Foi professor dos departamentos de arte e impressão do Rochester no Institute of Technology e lecionou preservação fotográfica na George Eastman House. Trabalha com a preservação de acervos, digitalização, tratamento e impressão de imagens e produção de livros, e processos históricos fotográficos e é autor de Revelação em preto-e-branco: a imagem com qualidade.

  • 9 de novembro: Matéria, com Aline Ramires e Laerte Ramos (cartaz do evento aqui!! FOTOS: aqui!)

Aline Ramires é pesquisadora do ICTP-SAIFR, com trabalho na área de supercondutividade e matéria condensada.

Laerte Ramos é artista. Sua obra destaca-se especialmente pela produção em cerâmica e em gravura. Trabalha ainda com diversas linguagens como vídeo, instalação, performance e ação urbana. Recentemente representou o Brasil na Expo Milano 2015 com uma grande instalação de cerâmica que antes havia ocupado o octógono da Pinacoteca de São Paulo.

EDIÇÕES ANTERIORES: