Neste ano de 2023 o ICTP-SAIFR promoverá um novo tipo de atividade para estudantes do ensino médio chamada “Missões de Física”. No primeiro semestre teremos a “Missão Buracos Negros”. 

Nesta atividade, os alunos são convidados a participar do “Treinamento da Missão” para aprender um pouco mais sobre alguns conceitos (movimento circular, gravitação universal, movimento orbital, espectroscopia e relatividade geral), necessários para compreensão da física de buracos negros.

O “Treinamento da Missão” será realizado através de vídeo-aulas postadas no canal do ICTP-SAIFR no youtube semanalmente, iniciando na segunda semana de abril. Cada vídeo-aula será acompanhada de uma lista de exercícios. A comunicação durante esta fase da missão será feita via Google Classroom (código: sctsw4g), neste link.

No dia 24 de junho de 2023 os estudantes participarão de um jogo em equipes com objetivo de resolver um problema envolvendo a física de buracos negros. Os alunos poderão participar da atividade presencialmente no IFT/Unesp ou online pelo zoom. Todos os alunos que se inscreverem poderão participar das atividades online e a seleção dos alunos para participação presencial será feita baseada na participação no treinamento.

Inscrições encerradas

Treinamento da Missão – Parte 1: Abrindo a caixa de ferramentas

Vídeo 1 – Ferramentas tecnológicas

Vídeo 2 – Ferramentas matemáticas

 

Treinamento da Missão – Parte 2: Colocando a mão na massa

Vídeo 1 – Movimento circular

Vídeo 2 – Gravitação universal

Vídeo 3 – Movimento orbital

Vídeo 4 – Terceira lei de Kepler

Vídeo 5 – Velocidade de escape

Vídeo 6 – Relatividade geral

Vídeo 7 – Espectroscopia