Neste ano de 2023 o ICTP-SAIFR promoverá um novo tipo de atividade para estudantes e professores do ensino médio chamada “Missões de Física”. No primeiro semestre tivemos a “Missão Buracos Negros” para estudantes. No sábado, 26 de agosto, será realizada a “Missão Buracos Negros para professores”, no IFT/Unesp às 9h30. 

Nessa missão, no formato de um Escape room de tabuleiro, os professores irão enfrentar diversos desafios com o objetivo de mostrar aos estudantes os conhecimentos científicos sobre buracos negros, a partir de temas tradicionais dos currículos de física, que incluem efeito Doppler, leis de Kepler e a lei da gravitação universal de Newton.

Os Escape rooms, ou salas de fuga, são jogos em que as pessoas devem resolver problemas para encontrar a saída da sala e são famosos entre adultos e adolescentes. Logo foi reconhecido seu potencial como estratégia didática porque mobiliza, além dos conteúdos curriculares, a colaboração e a criatividade. “A busca pela EHE”, que é a base da missão, é uma atividade deste tipo que foi desenvolvida pelo Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e traduzida e adaptada para português pelo ICTP-SAIFR.

A atividade é gratuita e as inscrições estão abertas até 12 de agosto de 2023. Haverá emissão de certificado.

O evento será realizado no sábado, 26 de agosto de 2023, no prédio do IFT-UNESP (R. Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II), entre as 09h30 e 13h00.

Fotos aqui

Inscrições encerradas