Tecnologias quânticas: será que o seu computador vai virar sucata?

Um dispositivo quântico capaz de realizar em cerca de três minutos um cálculo que um computador clássico não consegue resolver de maneira eficiente. Este foi o anúncio feito pelo Google que colocou os computadores quânticos em destaque na mídia. Desde então,  várias notícias enfatizaram o grande potencial de aplicações dos computadores quânticos, chegando a afirmar que nossos computadores atuais virariam sucata diante dessa nova tecnologia. Será que isso é mesmo verdade? Neste Papos de Física vamos conversar sobre esse feito e suas implicações, sobre o que a Física Quântica tem de especial para gerar esse resultado e sobre as perspectivas da computação quântica para o futuro próximo.

Barbara Amaral (IFUSP)

Fotos (Clique Aqui)

O evento é gratuito. Participe!
* o Tubaína Bar não faz reserva e está sujeito à lotação.

Veja o cartaz desta edição aqui.

Sobre a palestrante

Barbara Lopes Amaral possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em matemática pela mesma universidade. Fez estágio de pós-doutoramento no Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2018. Atualmente é Professora Doutora junto ao Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Fundamentos da Teoria Quântica e Contextualidade e Não-Localidade em Teoria Quântica. 

Quando:  5 de março de 2020, quinta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74)

Próximas Edições

Faça o download do cartaz semestral aqui (em breve)

  • [adiado] 2 de abril, 2020 – Manoel Robillotta (IFUSP) – O vácuo e a massa do próton
  • [adiado] 11-13 de maio, 2020 – Papos de Física no Pint of Science
  • [adiado] 4 de junho, 2020 – Edivaldo Moura Santos (IFUSP) – Muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante…

Sobre

Papos de Física é um evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR e surge como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível a qualquer público.

Edições Anteriores

adiado