16 a 23 de janeiro, 2021 ICTP-SAIFR, São Paulo, Brasil

Título do projeto

Ordem e Caos

Vídeo da apresentação final do projeto: clique aqui

Slides: clique aqui

Tutor

Simão Meneses João (Universidade do Porto)

Estudantes 

Gustavo Queiroz Tavares Infanti de Oliveira

Jéssica Freitas Coelho

João Vítor Trogildo Foresti

Nethele Reis Rodrigues

Descrição do projeto

As leis da Física têm um poder preditivo enorme, e já por diversas vezes as previsões de modelos foram capazes de guiar os experimentalistas nas mais importantes descobertas científicas. A descoberta do Bóson de Higgs em 2013 é um excelente exemplo deste processo científico. Por isso, é muito importante ser capaz de modelar matematicamente as situações físicas da vida real, e de perceber as implicações e limitações de cada modelo. Os sistemas caóticos são sistemas físicos extremamente sensíveis às condições iniciais que desafiam a utilidade das típicas descrições físicas da mecânica clássica e dão origem a toda uma fascinante área da Física.

O objectivo deste projecto é explorar o poder preditivo dos modelos em Física e compará-los com a experiência através de uma abordagem prática: serão desafiados a construir um modelo teórico para o pêndulo simples que será posto à prova através da atividade experimental. Se tivermos tempo, o conceito de caos será então explorado através de um sistema semelhante mas fundamentalmente diferente: o pêndulo duplo. Para os alunos se familiarizarem com este conceito, exploraremos experimentalmente e numericamente a sua dinâmica, que será contrastada com a dinâmica do pêndulo simples.

Neste projecto, terão oportunidade de ter uma introdução ao cálculo infinitesimal, às leis de Newton e à programação com recurso ao Python.

Sobre o tutor

O meu nome é Simão, e sou da ilha da Madeira, em Portugal. Participei nas Olimpíadas Internacionais da Física em 2012 e este evento levou-me a interessar-me pela Física e a continuar os meus estudos em Física na Universidade do Porto, no norte do país. Fiz a licenciatura e o mestrado em Física teórica e estou de momento no meu 4º ano do doutorado, sob a supervisão do professor João Viana Lopes. O meu trabalho consiste em investigar as propriedades dos materiais de modo a encontrar novos candidatos para as tecnologias do futuro. Desenvolvo técnicas e algoritmos computacionais que permitem simular estes materiais em computadores, que depois podem ser testados. Este trabalho exige domínio de mecânica quântica, de programação e de matemática, e é uma experiência de aprendizagem constante.