Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira a programação:

 

4 de junho – Astronomia das ondas gravitacionais  com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/IIP-Natal)

Resumo: Em Setembro de 2015, foi realizada a primeira detecção direta de ondas gravitacionais, emitidas pela colisão de uma par de buracos negros. Desde esse momento histórico, foi possível detectar mais de 50 fusões de buracos negros e observar 2 fusões de estrelas de nêutrons. Essas conquistas abriram um novo e empolgante capítulo na Astronomia e na Astrofísica, ao mesmo tempo que surgiu uma nova forma de exploração do universo: através das ondas gravitacionais. Este campo está em constante desenvolvimento e têm muitos mistérios a serem solucionados. Para isso já existem projetos de melhorias nos detectores existentes e construção de novos, inclusive de um detector espacial de ondas gravitacionais.

Riccardo Sturani  é professor do ICTP-SAIFR/IFT-UNESP e IIP-Natal. Trabalha na área da Física das Ondas Gravitacionais e é membro do LIGO.  

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui.

18 de junho – Supercordas: sucessos e desafios com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

Resumo: O grande sucesso até agora da teoria de supercordas é a unificação consistente da gravitação com mecânica quântica, mas a descrição  das outras forças e partículas com supercordas ainda é um desafio. Gravitação quântica é somente relevante para distâncias minúsculas ou energias enormes, então vai ser difícil testar a teoria diretamente. No entanto, supercordas preveem propriedades interessantes como supersimetria e dimensões extras que podem eventualmente ser observadas experimentalmente. Venham aprender um pouco sobre esta teoria fascinante! 

Nathan Berkovits  é diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e membro da Acad. Brasileira de Ciências e da Acad. Mundial de Ciências. Trabalha na área de supercordas.

Assista aqui.

Edições Anteriores

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência  Assista aqui.

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute) – Assista aqui