Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira a programação de julho.

 

2 de julho – Sistemas Complexos: quando o todo é maior do que a soma das partes com Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O que um bando de pássaros têm em comum com o trânsito nas grandes cidades?  E o cérebro com um sistema social? Todos eles são sistemas complexos, isto é, um conjunto de unidades que interagem entre si de forma que o conjunto todo é muito mais que a soma das partes. O que isso significa? Por que não é possível entender o trânsito se sabemos em profundidade como os carros funcionam? Por que se entendemos todos os processos que acontecem nos neurônios não podemos entender o funcionamento do cérebro? Nesta apresentação irei responder estas perguntas e conversar sobre o papel da física nessas respostas.

Ricardo Martinez-Garcia é professor do ICTP-SAIFR/IFT-UNESP e trabalha na área de física estatística com aplicações em biologia. Foi premiado em 2020 com financiamento do Instituto Serrapilheira para o projeto: “Compreendendo a ecologia e evolução de comportamentos sociais microbianos em ambientes turbulentos”.

Assista aqui.

16 de julho – Aceleradores Cósmicos de Partículas: Buracos Negros e Jatos Supersônicos com Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP)

Buracos negros e os jatos supersônicos de gás que emanam destes estão entre os maiores aceleradores cósmicos de partículas a velocidades próximas à da luz – os raios cósmicos. Neste bate papo astrofísico, irei discutir quais os processos que causam a aceleração dessas partículas nos arredores dessas fontes e como as enxergamos através da radiação eletromagnética que produzem. Mostrarei como mecanismos físicos tão distintos como ondas de choque e a aniquilação de campos magnéticos contribuem de modo  similar para acelerar essas partículas.

Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP) é professora titular no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, onde trabalha com astrofísica de alta energia e plasma, e astrofísica estelar e extragaláctica. Em sua carreira recebeu diverso prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti de Livro Científico e o Prêmio Cláudia de Mulher na Ciência em 2017.

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui.

 

30 de julho – Neutrinos: O que são e para que servem? com Andre de Gouvêa (Universidade de Northwestern)

Para cada átomo no universo, há bilhões de neutrinos em toda parte. Apesar de absurdamente abundantes, os neutrinos são as partículas fundamentais da matéria menos conhecidas e mais misteriosas. No final do século XX, uma descoberta surpreendente chacoalhou a física fundamental: neutrinos têm massa! O significado dessa descoberta pode ser profundo, mas passados vinte anos, ainda é desconhecido. Nesta apresentação vou descrever o que são neutrinos, porque a gente acha que a massa dos neutrinos é importante, e o que é que a comunidade científica anda fazendo para desvendar esses novos mistérios.       

Andre de Gouvêa é professor da  Universidade de  Northwestern (EUA) e membro do conselho científico do ICTP-SAIFR. Ele trabalha na área de física teórica de altas energias, especialmente com a fenomenologia da física de partículas que está além do modelo padrão.

Apresentação aqui.   Assista aqui.

 

Edições Anteriores

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência  Assista aqui.

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute) – Assista aqui

4 de junho – Astronomia das ondas gravitacionais  com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/IIP-Natal) -Assista aqui.

18 de junho – Supercordas: sucessos e desafios com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.