Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

Edição especial!

 

27 de maio: Qual o melhor modelo do Universo?  com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/LIneA)
Nesta palestra mostrarei os resultados anunciados hoje da análise cosmológica de 3 anos de dados da colaboração Dark Energy Survey que, em conjunto com outras observações, resultam na análise mais precisa sobre a evolução do universo.

Rogério Rosenfeld é vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física. Trabalha nas áreas de cosmologia e física das partículas.

Clique no vídeo para assistir a apresentação:

 


 

6 de maio: Ondas gravitacionais: a nova luz com Vitor Cardoso

Há milhares de anos tentamos entender porque e como as coisas caem. Esta busca permitiu entender a luz, o sistema solar, a galáxia e o próprio universo com uma precisão sem precedentes. Nos últimos cinco anos, a detecção de ondas gravitacionais e buracos negros pela primeira vez na história da humanidade provocou uma revolução em ciência. Nesta apresentação vamos rever o que aprendemos desde há 300 anos sobre a Física do Cosmos.

Vitor Cardoso é professor e chefe do departamento de física no Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal), trabalha na área de relatividade geral, buracos negros e ondas gravitacionais. É fundador da Sociedade Portuguesa da Relatividade e Gravitação (SPRG).

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui..

 

20 de maio: ALICE no país das partículas, uma aventura pelo LHC com Jun Takahashi

O grande colisor de partículas, do inglês LHC (Large Hadron Collider), foi construído para explorar os limites subatômicos da matéria. Levou mais de 15 anos para ser construído e atualmente tem mais de 10.000 cientistas trabalhando em quatro grandes experimentos. A descoberta do bóson de Higgs foi um marco no avanço da compreensão das leis fundamentais das partículas, mas ainda existem inúmeros desafios sendo explorados no LHC. Em colisões violentas de núcleos pesados como chumbo contra chumbo, recriamos um estado da matéria conhecido como o Quark-Gluon Plasma, que se acredita ter as mesmas características do estado primordial de nosso universo alguns microssegundos após o Big-Bang. Desvendar os mistérios deste estado exótico é um dos principais objetivos do experimento ALICE, formado por um complexo conjunto de detectores e uma colaboração com mais de 1500 pesquisadores do mundo inteiro. Descobertas de novas partículas como o anti-hiper-trítio, a comprovação do estado da matéria mais quente criado pelo ser humano e quebras de paradigmas estão entre as conquistas do ALICE. Venha conhecer um pouco das histórias de como é fazer parte do maior experimento de física do mundo.

Jun Takahashi é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear de Altas Energias e Física das Partículas Elementares e Campos

Assista aqui.

Edições anteriores 2021

4 de março – O Universo Não Conhecido e a Matéria Escura com Ivone Albuquerque (IFUSP) – Assista aqui.

18 de março – Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock com Jeferson Arenzon (UFRGS) – Assista aqui.

8 de abril: Grafeno: da Física à Revolução Industrial com Thoroh de Souza (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – Assista aqui.

22 de abril: Do caos a ordem: materiais auto-construtores com Cecília Leal (Universidade de Illinois) – Assista aqui.

 

Clique aqui para ver as edições anteriores de 2020